Por: Diário Digital Castelo Branco
A Câmara da Sertã disponibilizou à população os balneários do Pavilhão Desportivo e das Piscinas Cobertas para banhos e a biblioteca para comunicações, nomeadamente acesso a computadores e internet.
“Estas soluções pretendem minimizar os constrangimentos sentidos, dando algum conforto à população”, explicou este município do distrito de Castelo Branco, numa nota enviada à agência Lusa.
Segundo a autarquia, os edifícios municipais que estão abertos em permanência, diariamente, são o Pavilhão Desportivo Municipal e as Piscinas Cobertas da Sertã.
Estes equipamentos estão abertos todos os dias, até nova atualização, entre as 07:00 e as 20:00, com acesso apenas aos balneários.
Também a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes está a funcionar diariamente, das 09:00 às 19:00, “para que a população possa aceder a computadores e internet para contactar com familiares”.
O município sublinhou que esta é uma forma para minimizar os constrangimentos decorrentes da depressão Kristin que afetou todo o concelho da Sertã.
“Logo que seja restabelecido o fornecimento de energia elétrica, o Pavilhão Desportivo Municipal de Cernache do Bonjardim funcionará no mesmo horário”.
A Câmara Municipal da Sertã apelou à serenidade e deixou a garantia de que todas as entidades estão no terreno empenhadas em dar resposta às ocorrências e a restabelecer a normalidade o mais breve possível.
“No concelho da Sertã, encontram-se diversas equipas da E-Redes, vindas de norte a sul do país, para restabelecer o fornecimento de energia em várias localidades do concelho. No entanto, dado o nível de destruição de muitos postes de alta, média e baixa tensão, a resolução será morosa”.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet