Por: Diário Digital Castelo Branco
O município de Oleiros está a disponibilizar geradores para alguns pontos do concelho de maior aglomerado populacional.
Numa nota publicada nas suas redes sociais, a Câmara de Oleiros explicou que a colocação dos geradores decorre em colaboração com várias entidades, nomeadamente, E-Redes, Exército, Regimento de Bombeiros Sapadores de Lisboa, empresas e particulares.
Contudo, salientou que atendendo à situação que se vive em toda a região Centro, estes equipamentos começam a escassear.
“A utilização de geradores é a solução de recurso, mas que não resolve em locais onde a rede de distribuição revela problemas. Esta situação deve-se a danos localizados, uma vez que a rede se encontra dividida em diferentes circuitos e fases”, acrescenta.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, causou pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho. No sábado, outros dois homens morreram ao caírem de um telhado que estavam a reparar, um no concelho da Batalha e outro em Alcobaça. Na madrugada de domingo, um homem morreu no concelho de Leiria por intoxicação com monóxido de carbono com origem num gerador.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade, que foi prolongada este domingo, após uma reunião do Conselho de Ministros, até dia 08 de fevereiro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet