Por: Diário Digital Castelo Branco
A Estrada Nacional (EN) 18-8 que liga Castelo Branco a Malpica do Tejo está hoje cortada ao trânsito devido a um deslizamento de terras e não há previsão para a sua reabertura, informou a Câmara Municipal.
“O corte da estrada ficou a dever-se a derrocada ao início da manhã e não temos previsão para a sua reabertura. Os serviços do município estão no local. A situação é crítica”, afirmou, em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Castelo Branco.
Leopoldo Rodrigues explicou ainda que a situação está a ser avaliada e que só depois será tomada uma decisão em relação à reabertura ou não daquela via à circulação rodoviária.
Segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa,a GNR está no local, assim como meios do Serviço Municipal de Proteção Civil.
“O trânsito está a ser desviado por Monforte da Beira ou por Lenticais”, disse.
Onze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo decretou situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet