Por: Diário Digital Castelo Branco
O Cine-Teatro Avenida transforma-se num espaço de intimidade sonora com Coplas Escondidas, um concerto que reúne a voz singular da argentina Sofia Rei e o contrabaixo do peruano Jorge Roeder, no próximo dia 20 de Gevereiro, às 21:00 horas.
Profundamente enraizado no repertório pan-americano, este projeto nasce da longa colaboração entre dois músicos nomeados para os Prémios Grammy, cuja parceria artística se estende há quase duas décadas. Em formato totalmente acústico, o duo revela joias menos conhecidas dessa tradição musical, explorando a diversidade de estilos que floresceram nas Américas desde o final do século XIX.
O programa revisita composições de autores icónicos como Noel Rosa, Pixinguinha, Nicomedes Santa Cruz, Chabuca Granda e Thelonious Monk, interpretadas em espanhol, português e inglês. As canções e ambientes rítmicos percorrem geografias e tradições da América do Sul, reinterpretadas a partir de uma perspetiva jazzística. Nem folclore nem vanguarda, nem jazz tradicional nem latino, Coplas Escondidas afirma-se como uma criação singular, que conjuga a profundidade das formas tradicionais da América Latina com uma abordagem original e contemporânea.
O projeto ganhou forma durante a paralisação provocada pela pandemia, quando Sofia Rei e Jorge Roeder se reencontraram em Brooklyn, no estúdio de Mark Goodell, retomando um diálogo musical iniciado no New England Conservatory, onde se conheceram e desde então mantêm uma colaboração marcada pela influência mútua e pela constante exploração de novos territórios sonoros.
Formada em canto clássico, mezzo-soprano, Sofia Rei construiu um percurso internacionalmente reconhecido, com cinco álbuns em nome próprio, entre os quais Umbral (2021), de sonoridade eletrónica. Colaborou com artistas como Marc Ribot, Bobby McFerrin, Maria Schneider e John Zorn, destacando-se ainda o álbum The Book Beri’ah: Keter (2018), com JC Maillard. Nascida em Buenos Aires e residente em Nova Iorque desde 2005, foi descrita pelo Boston Globe como detentora de “uma voz voluptuosa” e de um profundo conhecimento das formas folclóricas da Argentina, Peru, Colômbia e Uruguai.
Também formado em Conservatório, Jorge Roeder integrou, aos 20 anos, as orquestras da Filarmónica e da Ópera de Lima, tendo sido nomeado contrabaixista assistente principal em 2001. Paralelamente, tocava baixo elétrico na banda de heavy metal Ni Voz ni Voto. Desde que se mudou para os Estados Unidos, em 2002, desenvolveu uma carreira sólida no jazz contemporâneo, colaborando com músicos como John Zorn, Julian Lage, Shai Maestro, Ryan Keberle, Gary Burton, Nels Cline, Thana Alexa, Brad Shepik e Dan Blake.
Em Coplas Escondidas, Sofia Rei e Jorge Roeder apresentam um concerto que reflete um percurso artístico partilhado, atravessando tradições e linguagens musicais com rigor, liberdade e um profundo sentido de identidade.
Duração: 75min.
Classificação Etária: M/06
Bilhete: 8,00€/Descontos disponíveis
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet