Por: Diário Digital Castelo Branco
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco garante que “não há qualquer perda de serviços” em Penamacor e que “os utentes continuam a ter acesso a todos os cuidados de saúde na Unidade de Cuidados de Saúde Primários” daquela vila.
O conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco e o presidente da Câmara Municipal de Penamacor reuniram-se este sábado, 14 de Fevereiro, para esclarecer o encerramento parcial do Serviço de Atendimento Complementar (SAC).
Num comunicado conjunto, assinado pelos presidentes da ULS, Rui Amaro Alves, e da Câmara de Penamacor, José Miguel Oliveira, salientam que “ambas as entidades estão totalmente empenhadas na resolução desta questão, com o objetivo de melhorar a atividade assistencial a prestar aos utentes do município de Penamacor”.
A ULS de Castelo Branco garante que “não há qualquer perda de serviços e que os utentes continuam a ter acesso a todos os cuidados de saúde na Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Penamacor, localizada no mesmo edifício do SAC”.
Já a Câmara de Penamacor, distrito de Castelo Branco, reiterou “total disponibilidade para, em conjunto, continuar a procurar as respostas mais adequadas às legítimas ambições da população”.
A decisão de encerrar parcialmente o SAC tinha sido tomada de forma unilateral, pela ULS de Castelo Branco, que deu ordem de encerramento daquele serviço nos dias em que não tivesse um médico escalado, o que motivou uma manifestação pública de protesto, por parte do executivo municipal penamacorense.
José Miguel Oliveira tinha lamentado que a decisão tivesse sido adotada “sem qualquer comunicação prévia à autarquia nem às restantes entidades que trabalham com o Centro de Saúde”, o que classificou como “uma opção profundamente errada, lesiva do interesse público e gravemente prejudicial para a população do concelho”, além de se traduzir em “um completo desrespeito pelo poder local, pelos profissionais de saúde e pelas instituições que trabalham e conhecem a realidade concreta do território”.
A ULS de Castelo Branco tinha garantido que “sempre que estiver um médico escalado e que este esteja presente, o SAC manter-se-á aberto de acordo com o horário da escala”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet