Por: Diário Digital Castelo Branco
O Município de Penamacor já iniciou as obras de requalificação da Estrada Nacional (EN) 233, uma empreitada adjudicada pelo valor de 1,5 milhões de euros (ME), declarou à agência Lusa o presidente da Câmara, José Miguel Oliveira.
A intervenção está a decorrer no troço entre a rotunda dos Combatentes (Senhora dos Caminhos), na entrada da vila de Penamacor, e a área de serviço de Águas.
A autarquia alertou para o condicionamento na circulação rodoviária nos pontos onde decorrem trabalhos, apesar de estarem devidamente sinalizados.
O principal objetivo é “dotar aquela via de melhores condições e de melhor segurança rodoviária”, afirmou José Miguel Oliveira.
Esta obra foi lançada com um valor de 2,3 ME pelo anterior executivo, mas acabou adjudicada por 1,5 ME.
A intervenção neste troço, que tem cerca de sete quilómetros, será feita “ao nível da reparação de pavimentos e melhor visualização de sinalização”.
“Pretende ainda melhorar as condições de visibilidade, à custa de uma forte desmatação, proceder à colocação de sinalização e intervir na rede de drenagem de águas pluviais”.
Este é um troço onde se registaram vários acidentes graves nos últimos anos, sobretudo na reta junto ao cruzamento de acesso à localidade de Águas, o que levou o anterior executivo a colocar semáforos limitadores de velocidade naquele local.
Este troço passou para a responsabilidade da Câmara Municipal de Penamacor há mais de duas décadas, ficando a autarquia responsável pela sua manutenção entre o limite sul do concelho e a vila de Penamacor, garantindo a então Estradas de Portugal, como moeda de troca, a requalificação da estrada de ligação a Espanha, que cumpriu.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet