Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 3 de setembro de 2012

App portuguesa previne furto do PC em espaço público

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Quem utiliza o seu computador em espaços públicos e tem de se ausentar por alguns momentos já pode “ficar de olho” nele através do telemóvel, graças a uma aplicação informática criada por três jovens empreendedores de Braga.

Quem utiliza o seu computador em espaços públicos e tem de se ausentar por alguns momentos já pode “ficar de olho” nele através do telemóvel, graças a uma aplicação informática criada por três jovens empreendedores de Braga.

Afonso Arriaga, um dos criadores de “Keep an eye”, disse hoje à Lusa que esta semana será lançada a versão Android daquela aplicação.

“Até aqui, a aplicação estava apenas disponível para iPhone, mas esta semana sai a versão Android”, referiu.

A plataforma tem um custo de 79 cêntimos e foi lançada em maio.

“Estamos a vender muito bem em Portugal e agora vamos apostar na divulgação a nível internacional, para conquistarmos outros mercados, como o norte-americano”, disse ainda Afonso Arriaga.

Pensada para prevenir o furto de computadores em espaços públicos, como cafés ou bibliotecas, quando o proprietário o abandona para, por exemplo, ir à casa de banho, a aplicação gera um aviso instantâneo no telemóvel se alguém mexer ou operar no computador.

Basta uma tecla ser pressionada ou um qualquer movimento do rato para o proprietário ser imediatamente alertado.

Segundo Miguel Martins de Almeida, outro dos “inventores” do “Keep an eye”, esta aplicação é “extremamente fácil de utilizar” e funciona com qualquer computador, sem ser necessária qualquer instalação nem configuração.

“Abrir uma página e apontar a câmara do telefone para o computador é a única coisa que é necessário fazer. A partir desse momento, tudo o que nele acontecer é instantaneamente alertado no telemóvel”, explica.

Garante que “o mais ínfimo movimento” é identificado pelo “Keep an eye”, tirando-se proveito dos sensores de movimento (acelerómetros) disponíveis nos computadores modernos.

Para além desta inovação, os jovens também lançaram o projeto “Café Com Net”, que propõe o fornecimento de Internet sem fios gratuita em cafés e bares, um serviço já utilizado por milhares de estudantes da Universidade do Minho.

A empresa que criaram participou igualmente no projeto dos painéis comparativos de preços de combustíveis, instalados nas autoestradas portuguesas.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!