Castelo Branco: Autoridades abriram inquérito ao acidente com aeronave que fez duas vitimas mortais

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves está a investigar as causas do acidente aéreo que ocorreu este fim de semana em Castelo Branco, vitimando duas pessoas.

 

  • Região
  • Publicado: 2010-03-22 14:48
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves está a investigar as causas do acidente aéreo que ocorreu este fim de semana em Castelo Branco, vitimando duas pessoas.

O acidente ocorreu este domingo, junto à pista do Aeroclube de Castelo Branco, na zona da Feiteira, "num local de difíceis acessos", referiu anteriormente à Lusa fonte da proteção civil.

No local do acidente "já está um investigador do GPIAA a trabalhar, desde os primeiros raios de sol, com o objetivo de recolher a máxima informação possível, da aeronave, e que forneça dados relativos às possíveis causas”, adiantou hoje o responsável do gabinete, tenente-coronel Fernando Reis.

Numa situação destas são "fotografados os instrumentos, avaliado o local do acidente e recolhe-se o testemunho das pessoas que viram a queda do aparelho", precisou o tenente-coronel.

"Ainda é cedo para apontar uma causa do acidente", afirmou.

As vítimas mortais deste acidente registado cerca das 18:45 deste domingo foram o arquiteto Norberto Grancho e o engenheiro Armindo Fernandes, ambos com cerca de 40 anos.

De acordo com o responsável pelo GPIAA, na tutela do Ministério das Obras Públicas, tem-se verificado uma "diminuição dos acidentes com ultra leves e um aumento com aeronaves ligadas ao trabalho aéreo e à aviação em geral".

O responsável revelou ainda que pretende "publicar um documento com todos os acidentes aéreos ocorridos em 2009", com objetivo de "caracterizar todas as causas e tentar explicar porquê que os acidentes acontecem, para poder auxiliar no domínio da prevenção".

O tenente-coronel explica que "a diminuição de acidentes com este tipo de aeronaves deve-se à tecnologia recente incluída neste tipo de aparelhos", o que lhes aumenta a segurança em voo.

O tenente-coronel alerta ainda os "pilotos para não descurarem as regras aeronáuticas numa atitude e cultura de segurança permanente".

Desde início de 2010 já ocorreram três acidentes aéreos, e em 2009 foram registados 13 acidentes com aeronaves, sendo apenas quatro do tipo ultra leve, que provocaram nove mortos, concluiu Fernando Reis.

PUB

PUB

PUB

PUB