Diário Digital Castelo Branco - Covilhã : UBI atribui doutoramento Honoris Causa a António Guterres Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã : UBI atribui doutoramento Honoris Causa a António Guterres

A Universidade da Beira Interior vai atribuir a António Guterres a mais alta distinção académica atribuída por uma Universidade, o Doutoramento Honoris Causa. Uma cerimónia que vai ter lugar dia 30 e Abril, dia da Universidade.

  • Região
  • Publicado: 2010-03-22 17:42
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

A Universidade da Beira Interior vai atribuir a  António Guterres a mais alta distinção académica atribuída por uma Universidade, o Doutoramento Honoris Causa. Uma cerimónia que vai ter lugar dia 30 de Abril, dia da Universidade.

A UBI distingue com este grau personalidades eminentes de reconhecido mérito que se distingam nos diferentes domínios ou que tenham contribuído para o engrandecimento de Portugal e da Universidade em particular. 

António Guterres foi Primeiro-Ministro entre 1996 e 2002 e no exercício do cargo contribuiu para a aprovação da criação da Faculdade de Ciências da Saúde na Universidade da Beira Interior.  

Ao nível internacional, liderou o esforço para solucionar a crise em Timor Leste. Como presidente do Conselho Europeu em 2000, co-presidiu a primeira cúpula Europa-África e conduziu a adopção da chamada “Agenda de Lisboa”. Fundou também o Conselho Português para os Refugiados em 1991, tendo antes participado da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e tendo sido presidente da Comissão da Migração, dos Refugiados e da Demografia.

Desde 2005 é Alto Comissário da Organização das Nações Unidas para os Refugiados, contribuindo assim de forma marcante para a afirmação de Portugal no Mundo.
A UNHCR – o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados é uma das mais importantes agências humanitárias internacionais. É mandatada para liderar e coordenar acções internacionais para proteger refugiados e resolver os seus problemas no mundo inteiro, sendo os seus principais propósitos garantir a salvaguarda dos direitos e o bem-estar dos refugiados e ajudar pessoas apátridas, num conjunto que se estima em mais de 34 milhões de pessoas.

 

PUB

PUB

PUB

PUB