Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 21 de setembro de 2012

Austeridade/Protesto: Vígilia quer «acordar» Cavaco e Conselho de Estado

Por: Diario Digital Castelo Branco

Promoteres da manifestação de 15 de setembro quer ter muita gente junto ao Palácio de Belém esta sexta-feira, anuncia TVI

Promoteres da manifestação de 15 de setembro quer ter muita gente junto ao Palácio de Belém esta sexta-feira. anuncia TVI.

«Não conseguem esconder a manifestação para debaixo do tapete. Mesmo que tentem desvalorizá-la, é demasiado evidente que a pessoas estão conscientes e querem uma mudança». A opinião é de Nuno Ramos de Almeida, um dos dinamizadores da gigantesca manifestação do último sábado e que está agora empenhado em juntar muita gente à porta do Palácio de Belém já esta sexta-feira, pelas 18h, enquanto o Presidente da República reúne o Conselho de Estado.

Na página do Facebook deste movimento de cidadãos já confirmaram a presença mais de dez mil pessoas, mas estão já a ser organizadas outras vigílias em várias cidades do país. «No dia 15 de Setembro o país tomou as ruas para dizer BASTA!, naquelas que foram as maiores manifestações populares desde o 1º de Maio de 1974. Exigimos o rasgar do memorando da Troika e a demissão deste governo troikista. Se o governo não escuta, que escute o Presidente da República e o seu Conselho de Estado. Não é não! Não queremos apenas mudanças de nomes, queremos mudanças de facto. A 21 de Setembro iremos concentrarmo-nos junto ao Palácio de Belém para demonstrar que 15 de Setembro não foi uma mera catarse colectiva, mas um desejo extraordinário de MUDANÇA DE RUMO!. Que se Lixe a Troika! Que se Lixem os Troikistas! Queremos as Nossas Vidas!», explicam.

«As pessoas têm vontade de ser ouvidas», vinca Ramos de Almeida, que diz ser apenas um entre vários elementos que procuraram juntar vozes e servir de veículo para a manifestação de insatisfação por parte dos portugueses. «Temos recebido dois tipos de reações: na manifestação de sábado, em que as pessoas repetiram o slogan de que estão fartas da Troika e querem de volta as suas vidas; e a de certos políticos, que pretenderam desvalorizar o protesto, classificando-o como mero arrufo sem significado», refere.

Mais uma vez, esta ação de protesto, agora em forma de vigília, não tem uma organização partidária, pelo que todos podem participar e até dinamizar ações paralelas. Uma delas já é conhecida e acontecerá no mesmo local, também pelas 18h: vai ser cantado o tema «Acordai», de José Gomes Ferreira e Fernando Lopes-Graça.

No calendário de eventos que consta no blog dos organizadoresé possível conferir vigílias em Angra do Heroísmo, Aveiro, Braga, Bragança, Caldas da Rainha (autocarro para Lisboa), Coimbra, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Moncorvo, Pombal, Ponta Delgada, Porto, Santa Maria da Feira, Viseu, Londres, EUA e Canadá.

Também a Plataforma 15 de Outubro apelou à participação na concentração. «Apelamos para que as pessoas façam ouvir as suas vozes e para que os membros do Conselho de Estado se apercebam que estamos descontentes com as medidas de austeridade» disse à agência Lusa Gonçalo Gomes, da Plataforma 15 de Outubro. 

Há oito anos, a 27 de junho de 2004, uma outra manifestação, esta contra a possibilidade de Santana Lopes vir a assumir o lugar de primeiro-ministro na sequência da demissão de Durão Barroso, juntou em frente ao Palácio de Belém cerca de 3.000 pessoas.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!