Diário Digital Castelo Branco - Câmara Municipal de Lisboa quer limpar pastilhas elásticas nos passeios do Rossio Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Câmara Municipal de Lisboa quer limpar pastilhas elásticas nos passeios do Rossio

A Câmara Municipal de Lisboa inicia este mês um projecto "a título experimental" de limpeza de pastilhas elásticas nos passeios do Rossio, com o objetivo de eliminar "na totalidade" a presença de pastilhas no pavimento.

  • País
  • Publicado: 2010-04-05 22:21
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Câmara Municipal de Lisboa inicia este mês um projecto "a título experimental" de limpeza de pastilhas elásticas nos passeios do Rossio, com o objetivo de eliminar "na totalidade" a presença de pastilhas no pavimento.

A remoção das pastilhas, informa a autarquia, foi adjudicada a uma firma da especialidade, "por um período de seis meses", iniciado a 01 de abril, incidindo a "intervenção prioritária" nas "zonas nobres da cidade, nas áreas de concentração de comércio e restauração e na proximidade de escolas e serviços públicos".

A tecnologia do equipamento a utilizar assenta em vapor seco a baixa pressão e elevada temperatura que, "aliada a métodos de limpeza específicos", possibilita "elevados padrões de limpeza, reduzidos custos de mão de obra e produtos químicos", eliminando na totalidade a presença das pastilhas no pavimento.

O problema das pastilhas elásticas nos passeios de grandes centros urbanos tem sido combatido em diversas cidades europeias.

Em Londres, no Reino Unido, a empresa Go-Gum Limited dedicada-se "ao desenvolvimento de soluções inovadoras e ambientalmente sensíveis aos muitos problemas tanto de poluição urbana e rural", descrevendo a empresa como prioritário o combate às pastilhas elásticas nos solos londrinos.

A máquina utilizada pela empresa para remover as pastilhas remove as mesmas "com eficácia e eficiência, deixando apenas uma superfície ligeiramente húmida" no solo, de acordo com a Go-Gum Limited.

"Preso à pastilha? Prenda-se a nós" é, por sua vez, o 'slogan' da Gum Clear, também dedicada ao combate aos resíduos de mascar.

"As pastilhas elásticas tornaram-se um dos problemas ambientais da década passada com maior crescimento. Escolas, faculdades, centros comerciais e espaços públicos que custaram milhões têm sido minados com pisadelas [das pessoas] em pastilhas elásticas", sustentam os responsáveis da companhia na sua página Internet.

PUB

PUB

PUB

PUB