A Câmara Municipal de Penamacor vai reforçar a aposta no evento "Penamacor Vila Madeiro", que se realiza entre 05 e 27 de dezembro, num programa que alia o maior madeiro de Natal em Portugal a diversas atividades festivas.
A Câmara Municipal de Penamacor vai reforçar a aposta no evento "Penamacor Vila Madeiro", que se realiza entre 05 e 27 de dezembro, num programa que alia o maior madeiro de Natal em Portugal a diversas atividades festivas.
O presidente do município, António Luís Beites (PS), explicou hoje à agência Lusa que a iniciativa pretende tirar partido do facto de Penamacor, no distrito de Castelo Branco, ser considerada a localidade portuguesa onde se realiza o maior madeiro de Natal, criando em torno dessa tradição um cartaz turístico e cultural que contribua para atrair visitantes ao concelho.
"Queremos dinamizar e potenciar esta tradição que está enraizada em Penamacor e que já contribui para que muitos nos visitem. Por isso, vamos reforçar a aposta quer em termos de reforço financeiro, quer no tempo de duração do evento, que se prolongará por todo o mês" de dezembro, disse.
Lembrando que este concelho do distrito de Castelo Branco está entre os mais desertificados e envelhecidos do país, António Luís Beites também referiu que a aposta neste certame deverá contribuir para promover a imagem de Penamacor e estimular a economia do concelho.
António Luís Beites garantiu ainda que as obras de requalificação urbana, que decorrem no centro da vila, estarão concluídas até ao dia 05 de dezembro, de modo a receber o certame nas melhores condições.
Com atividades de animação musical e de rua programadas para todos os fins de semana de dezembro, o "Penamacor Vila Madeiro" contará com tasquinhas de gastronomia e espaços de exposição, que ficam nas principais artérias da vila, bem como um "Mercado de Natal".
Um dos momentos altos ocorrerá a 08 de dezembro, dia em que os troncos de madeira são transportados para junto da Igreja, cortejo que é habitualmente muito participado.
Do programa tradicional destaca-se igualmente o dia 23 de dezembro, à meia-noite, hora em que se acende a tradicional fogueira de Natal.
De acordo com o autarca, o investimento global previsto para o "Penamacor Vila Madeiro" oscila entre os "60 e 70 mil euros", representando um acréscimo de cerca de 40 por cento relativamente ao último ano.
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet