Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 13 de novembro de 2012

Parceiros sociais reúnem-se hoje com troika

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Os parceiros sociais reúnem-se hoje com os representantes da troika no Conselho Económico e Social (CES), no âmbito da sexta avaliação ao Programa de Ajustamento Económico e Financeiro.

Os parceiros sociais reúnem-se hoje com os representantes da troika no Conselho Económico e Social (CES), no âmbito da sexta avaliação ao Programa de Ajustamento Económico e Financeiro.

As confederações patronais e as confederações sindicais foram convocadas pelo presidente do CES, Silva Peneda, com a indicação de que poderão fazer uma intervenção inicial de 10 minutos.

O presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), Vieira Lopes, vai aproveitar a oportunidade para dizer que o programa de ajustamento falhou.

«Decorridos mais de ano e meio de aplicação do programa de ajustamento é indispensável reconhecer que o mesmo falhou em aspectos fundamentais, desde a cobrança fiscal aos gastos sociais e ao desemprego, como revela a execução orçamental de 2012», diz um documento da CCP que vai servir de base à intervenção de Vieira Lopes.

De acordo com a CCP, o programa de ajustamento falhou «apesar do modo pacífico e responsável como a sociedade portuguesa, famílias e empresas, se sacrificaram e encararam a necessidade da contenção orçamental».

A CGTP vai à reunião «exigir uma avaliação séria da aplicação do Memorando e das suas consequências económicas e sociais» para o país.

«Este programa não resolve os problemas do país, pelo contrário agrava-os», disse à agência Lusa o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos.

A CGTP vai defender a renegociação da dívida, novas condições para o empréstimo internacional e o prolongamento do período de redução do défice.

Os representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu (BCE) reuniram-se a 3 de Setembro com os parceiros sociais no Conselho Económico e Social (CES), no âmbito da quinta avaliação do programa de assistência económica e financeira a Portugal.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!