Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 22 de novembro de 2012

Campanha de divulgação dos Cursos de Especialização Tecnológica do IPCB objeto de tese de mestrado na UBI

Por: Diario Digital Castelo Branco

O aluno da Universidade da Beira Interior Tiago Guterres acaba de concluir o mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas com uma dissertação que teve por base a campanha de divulgação dos cursos do IPCB para o ano letivo 2011/2012.

 

O aluno da Universidade da Beira Interior Tiago Guterres acaba de concluir o mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas com uma dissertação que teve por base a campanha de divulgação dos cursos do IPCB para o ano letivo 2011/2012.

Com o título “A Publicidade Não-Convencional ao Serviço do Ensino Superior”, a tese foi realizada no âmbito do estágio curricular de cinco meses realizado por Tiago Guterres no Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem do IPCB, durante o qual desenvolveu um projeto de divulgação dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) do IPCB junto da comunidade estudantil das escolas secundárias Nuno Álvares e Amato Lusitano.

A campanha à qual foi dada o nome de “Passaporte Via CET” foi o tema escolhido pelo aluno para divulgar os Cursos de Especialização Tecnológica do IPCB, projeto que, ao mesmo tempo, teve por objetivos avaliar o conhecimento que os alunos têm acerca dos CET do IPCB, fazer com que o público-alvo tomasse conhecimento da qualificação técnica dos cursos, manter e reforçar a boa imagem do IPCB, criar entusiasmo e bom “feedback” entre os estudantes do ensino secundário e oferecer algo ao público-alvo.

A campanha que decorreu no início do ano de 2012 consistiu em dar forma a toda a informação útil sobre os CET do IPCB num formato tipo passaporte, “documento” que, em simultâneo, dava acesso a um conjunto de atividades desenvolvidas pela Cultura Vibra da Câmara Municipal de Castelo Branco no Cine Teatro.

O projeto de estágio de Tiago Guterres no IPCB englobou ainda a elaboração de um vídeo institucional sobre os CET do IPCB, que foi apresentado no início de cada uma das atividades abrangidas na parceria com a Cultura Vibra.

No seu projeto, o aluno da UBI, natural de Castelo Branco, contou com a colaboração dos Serviços Editoriais e de Publicações do IPCB, com o trabalho de filmagens e edição do vídeo realizado por um aluno do IPCB do curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual do Trabalho e trabalho de grafismos elaborado por um diplomado da Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Com a apresentação dos resultados obtidos com a ação de divulgação dos Cursos de Especialização Tecnológica do IPCB, Tiago Guterres demonstrou que o uso de um tipo de publicidade menos institucional é bem aceite pelos públicos do IPCB e, desse modo, que uma comunicação de tipo não convencional reúne condições para fazer parte do plano comunicacional da instituição e, por conseguinte, de outras instituições de ensino superior.

Na sua dissertação, o novo mestre da UBI defendeu que as organizações de ensino superior devem estar, cada vez mais, atentas a novas alternativas de posicionar as suas ofertas formativas, recorrendo a outros géneros e conceitos publicitários, tendo em conta os produtos/serviços de que oferecem, o público-alvo a que se destinam, e ao espaço de mercado que existe para posicionar esses mesmos bens.

 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!