Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 12 de dezembro de 2012

UBI: Projeto de Maria Manso sobre módulos “verdes” distinguido nos EUA

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Um projeto de uma aluna portuguesa sobre plataformas ajardinadas para cobrir edifícios foi distinguido por agências espaciais numa sessão realizada nos Estados Unidos da América, anunciou a Universidade da Beira Interior (UBI).

Um projeto de uma aluna portuguesa sobre plataformas ajardinadas para cobrir edifícios foi distinguido por agências espaciais numa sessão realizada nos Estados Unidos da América, anunciou a Universidade da Beira Interior (UBI).

A sessão de apresentação de projetos – que decorreu na última semana, em Maryland - foi promovida pela Agência Aeroespacial Norte Americana (NASA), Agência Espacial Europeia (ESA) e Centro para a Prevenção da Poluição (C3P).

A iniciativa foi dedicada às temáticas do ambiente e energias alternativas e à sustentabilidade da exploração espacial.

Maria Manso, aluna de doutoramento em Engenharia Civil na UBI, foi convidada pela organização para apresentar o projeto de sistema modular para superfícies vegetais, tendo sido distinguida com o segundo lugar no prémio para melhor apresentação.

O projeto consiste "num sistema por módulos" em que as peças se encaixam e em que a superfície de cada uma está coberta de espécies vegetais, permitindo a colocação, por exemplo, em fachadas ou telhados de edifícios, explicou a investigadora à agência Lusa.

O objetivo é tornar as superfícies mais amigas do ambiente e a investigadora está também a desenvolver a base dos módulos "a partir da reutilização de lamas residuais das Minas da Panasqueira", entre outros materiais industriais.

Trata-se de materiais obtidos a partir de processos de reciclagem e que podem ser também "alternativas ao betão".

O trabalho está integrado num projeto mais vasto, designado Geogreen, que envolve a unidade de investigação C-Made, da UBI, sob orientação de João Castro Gomes, professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil.

A investigação é feita em parceria com a Escola Superior Agrária do Politécnico Castelo Branco, que testa diferentes espécies vegetais para aplicação nos módulos, de acordo com o clima da instalação, acrescentou Maria Manso.

A presença da investigadora na sessão da NASA teve o apoio de uma bolsa da Fundação Luso-Americana (FLAD).

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!