Por: Nuno Cerdeira
Vai ser criada a Comenda Templária de Castelo Branco, para o próximo sábado está marcada a oficialização da Comenda Albicastrense.
Vai ser criada a Comenda Templária de Castelo Branco.
Para o dia 19 de Junho, está marcada a oficialização da Comenda Albicastrense mas esta actividade está inserida no âmbito de um conjunto vasto de iniciativas que pretendem recolocar Castelo Branco num lugar de destaque nesta matéria, fazendo jus à riquíssima história templária da cidade.
Recorde-se que Castelo Branco foi a grande capital templária de Portugal. Por isso, Armindo Jacinto, Comendador da Comenda Templária de Idanha-a-Nova, explicou que se justifica que Castelo Branco retome o lugar que tem, tal como a região, na história e que perdeu relevância com a criação da Ordem de Cristo: “é um território verdadeiramente templário e temos que fazer chegar isso às pessoas de forma representativa”.
Armindo Jacinto explicou, ainda, que, também por uma questão cultural e turística, esta componente é bastante apelativa. Também Joaquim Morão, Presidente da autarquia, foi ao encontro das palavras de Armindo Jacinto, lembrando que se pretende valorizar o papel histórico que Castelo Branco teve e que, por isso, se realizarão este conjunto de iniciativas com matriz turística.
Apartir de hoje está patente no Cyber Centro de Castelo Branco a maior exposição de Templários do país, uma exposição para ver até dia 28.
Também hoje decorrerá uma conferência, pelas 21h30, também no Cyber Centro, dedicada ao tema, e, amanhã, é a vez da Biblioteca Municipal receber mais um ciclo de conferências a partir das 14h30.
Amanhã decorre um passeio nocturno que vai ao “Encontro com as raízes templárias” da cidade e que parte do Cyber Centro, pelas21h30.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet