Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 15 de junho de 2010

Castelo Branco : Ana Maria Vaz ex-presidente do Politécnico assume cargo de provedor do estudante

Por: Diario Digital Castelo Branco

Ana Maria Vaz, ex-presidente do IPCB, assumiu, no passado dia 31 de Maio, o cargo de Provedor do Estudante do Instituto Politécnico de Castelo Branco, figura prevista nos novos estatutos da Instituição.
Ana Maria Vaz, ex-presidente do IPCB, assumiu, no passado dia 31 de Maio, o cargo de Provedor do Estudante do Instituto Politécnico de Castelo Branco, figura prevista nos novos estatutos da Instituição.

Para o Presidente do IPCB, Carlos Maia, que empossou a Provedora do Estudante, este acto podia ter acontecido há mais tempo mas foi sua intenção que o mesmo pudesse ocorrer no dia da reunião do Conselho Geral, de modo a que estivessem também presentes os membros daquele órgão.

De acordo com o Presidente do IPCB, o Provedor do Estudante é um órgão que tem como principal função a defesa dos direitos e interesses dos estudantes, através da emissão de pareceres e recomendações aos órgãos do IPCB, através de propostas de soluções, através da mediação de conflitos entre os estudantes ou entre os estudantes e a Instituição, pelo que irá ter uma relação muito estreita com as Associações de Estudantes, com a Federação Académica, com os Conselhos Pedagógicos, com os Serviços de Acção Social.

O Presidente do IPCB expressou ainda o desejo de “que a Provedora hoje empossada contribua para a melhoria da qualidade da Instituição”, e manifestou disponibilidade para colaborar com este novo órgão do IPCB, porque “a causa que lhe cabe agora defender, a dos estudantes, é também central para a Instituição, uma vez que os estudantes constituem a preocupação central do IPCB”.

Embora designada pelo Presidente do IPCB, a Provedora do Estudante é indicada, “sob proposta fundamentada” pela FACAB - Federação Académica do IPCB. De acordo com os Estatutos do IPCB, o Provedor do Estudante deverá ser “ uma personalidade de reconhecido mérito académico, docente ou não docente, que pode ou não pertencer ao IPCB, que goze de comprovada reputação de integridade e independência”.

Ana Maria Vaz fez questão de referir que a sua actuação vai estar balizada pelas competências que lhe são conferidas pelos Estatutos do IPCB, nomeadamente, “apoiar e promover a integração dos estudantes no IPCB, tendo em vista a promoção do sucesso escolar e colaborar com os órgãos e serviços competentes na procura das soluções mais adequadas aos interesses legítimos dos estudantes”.

Referi-se que o Provedor do Estudante goza de total independência no exercício das suas funções, é designado para um mandato de dois anos, renovável por mais dois mandatos consecutivos e não pode desempenhar funções de gestão no Instituto e suas unidades orgânicas.
Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!