Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 24 de junho de 2010

Castelo Branco: Manuel João Vieira mandatário de Manuel Alegre

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A candidatura presidencial de Manuel Alegre vai manter metade dos mandatários distritais da campanha de 1996, mas apresenta agora nomes ligados ao PS histórico, ao Bloco de Esquerda e ao movimento comunista.

Entre os históricos socialistas estão Luís Filipe Madeira (Faro), José Niza (Santarém) e Manuel João Vieira (Castelo Branco).

 

A candidatura presidencial de Manuel Alegre vai manter metade dos mandatários distritais da campanha de 1996, mas apresenta agora nomes ligados ao PS histórico, ao Bloco de Esquerda e ao movimento comunista.

Os mandatários distritais da candidatura presidencial de Manuel Alegre foram apresentados hoje, numa sessão em que também estiveram presentes a mandatária nacional do candidato, a ex-ministra da Saúde Maria de Belém, o diretor de campanha, Duarte Cordeiro (líder cessante da JS) e o assessor político José Manuel Mesquita.

O movimento cívico e de cidadania é a génese e a matriz da minha candidatura, que se vai preservar [na campanha presidencial de 2011]. Esta candidatura é supra partidária, embora tenha agora o apoio de outras forças políticas”, acentuou Manuel Alegre logo na abertura da conferência de imprensa.

Dos mandatários apresentados por Manuel Alegre, destaca-se o fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e ex-ministro dos Assuntos Sociais António Arnaut, que será mandatário em Coimbra.

Entre os históricos socialistas estão também Luís Filipe Madeira (Faro), José Niza (Santarém) e Manuel João Vieira (Castelo Branco).

Com ligações ao Bloco de Esquerda aparece Violante Saramago de Matos (mandatária pela Madeira), que foi deputada na Assembleia Legislativa Regional por esta força política.

Já entre os nomes que tiveram um percurso político próximo do movimento comunista surge em destaque Alberto Midões (membro do Comité Central do PCP entre 1996 e 2000), que será mandatário por Viana do Castelo.

Serão ainda mandatários da candidatura do ex-vice-presidente da Assembleia da República Tomás Borba Vieira (Açores), António Neto Brandão (Aveiro), Diniz Cortes (Beja), Carlos Alegria (Braga), Aires Ferreira (Bragança), José Luís Cardoso (Évora), Alípio Melo (Guarda), Fernando Serra Lourinho (Leiria), Jorge Martins (Portalegre, presidente da Câmara do Gavião), Manuel Correia Fernandes (Porto), Machado Luciano (Setúbal), Jorge Ginja (Vila Real) e Júlio Barbosa (Viseu).

Em termos de plano de campanha, Manuel Alegre adiantou que a Comissão Política da sua candidatura estará constituída até ao final de julho e a Comissão de Honra até setembro.

Neste momento, de acordo com o diretor de campanha, Duarte Cordeiro, estão em fase de constituição as “equipas de trabalho operacionais ao nível dos distritos”, processo que prevê estar concluído em julho e que decorre em paralelo com a recolha de assinaturas para a formalização da candidatura.

Sexta feira, à noite, Manuel Alegre arrancará em Setúbal com o primeiro jantar de apoiantes da pré-campanha e, a partir de agora, todas as semanas haverá um tema em foco por parte da candidatura, sendo o primeiro o da economia, seguindo-se a saúde.

No terreno, vamos procurar estar em contacto com casos e situações reais relacionados com esses temas”, referiu Duarte Cordeiro.

Sobre a ligação entre as máquinas do Bloco de Esquerda, Renovação Comunista e PS, Manuel Alegre disse que está “a haver uma excelente coordenação” no terreno e salientou que a sua candidatura “não é uma coligação de partidos”.

O concurso do PS para a minha candidatura é essencial para se alcançar a vitória, mas o PS não vai ocupar esta candidatura, como o Bloco de Esquerda também não a vai ocupar”, salientou.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!