Castelo Branco: Valnor adquire bens da Raia Pinhal e toma conta do lixo da região
Por: Diario Digital Castelo Branco
A Valnor - Valorização tratamentos de Resíduos Sólidos do Norte Alentejano, S.A. vai passar a gerir todo o sistema de resíduos sólidos urbanos, até agora sob gestão da Associação de Municipios da Raia Pinhal, a noticia é avançada na ultima edicção do Jornal do Fundão (JF). A Valnor - Valorização tratamentos de Resíduos Sólidos do Norte Alentejano, S.A. vai passar a gerir todo o sistema de resíduos sólidos urbanos, até agora sob gestão da Associação de Municipios da Raia Pinhal, a noticia é avançada na ultima edicção do Jornal do Fundão (JF).
Segundo o JF as negociações entre a empresa e os seis municipios da Raia Pinhal duram há mais de um ano e estão práticamente concluidas, faltando penas a aprovação formal das Assembleias Municipais.
A operação de aquisição de todo o património da Associação Raia Pinhal ultrapassa um milhão e 500 mil euros, e incluiu o aterro sanitário e camiões que o servem, assim como as duas estações de tranferência de Proença e Idanha.
A Valnor diz ter uma estratégia para a melhoria do serviço prestado às populações no âmbito da gestão dos resíduos na região, para cumprir as normas detemindas pela União Europeia nesta matéria.
Em declarações ao JF o administrador executivo da empresa, Pinto Rodrigues, afirmou que está prevista a criação de uma nova estação de tranferência para que grande parte dos resíduos possam ser tratados nas instalações da Valnor, em Avis, assim como uma estação de tratamento mecânico e um novo sistema de recolha selectiva .