Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 3 de julho de 2010

Incêndios: Um concelho em risco máximo e 41 em risco muito elevado - IM

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Penamacor, Vila de Rei, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão são o concelhos do distrito de Castelo Branco em risco muito elevado de incêndio.

O Instituto de Meteorologia colocou hoje em aviso de risco muito elevado de incêndio 41 concelhos, e um em risco máximo. O Instituto de Meteorologia colocou hoje em aviso de risco muito elevado de incêndio 41 concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Leiria, Beja e Faro, estando São Brás de Alportel (Faro) em risco máximo.

Segundo a página do Instituto (IM) na Internet, o distrito de Santarém é que regista o maior número de municípios em risco muito elevado (o segundo mais alto) – Mação, Vila Nova da Barquinha, Sardoal, Abrantes, Chamusca, Constância, Ourém, Ferreira do Zêzere, Tomar e Alcanena.

Com seis concelhos no mesmo nível de aviso estão os distritos de Bragança (Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta), Castelo Branco (Penamacor, Vila de Rei, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão) e Faro (Castro Marim, Alcoutim, Tavira, Loulé, Silves e Monchique).

O IM atribui também um risco muito elevado a quatro municípios de Viseu (Tabuaço, Penedono, Sernancelhe e Moimenta da Beira), três da Guarda (Sabugal, Guarda e Almeida), três de Leiria (Ansião, Alvaiázere e Figueiró dos Vinhos), dois de Portalegre (Gavião e Nisa) e um de Beja (Barrancos).

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre reduzido e máximo.

No primeiro nível estão hoje mais de duas dezenas de concelhos de vários distritos.

Em relação ao tempo, a previsão para este sábado aponta para céu geralmente pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado, e possibilidade de aguaceiros, em especial no interior sul.

Para o litoral oeste espera-se vento moderado a forte e com rajadas na ordem dos 55 quilómetros por hora.

O IM prevê também uma pequena subida da temperatura máxima, em particular no litoral norte, com o Porto a registar um máximo de 26 graus Célsius, Lisboa 28, Faro 29 e Ponta Delgada e Funchal 23.

De acordo com o site da Protecção Civil, ocorreram na sexta feira 63 incêndios florestais, que foram combatidos por 808 elementos apoiados por 190 viaturas.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!