Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Manifestações em todos os distritos, greves e plenários vão marcar o "Dia Nacional de Protesto e Luta" que a CGTP promove quinta feira contra o aumento do desemprego e da precariedade e os cortes nas políticas sociais e salários.
"Esperamos milhares de participantes nas ações que vão decorrer em todo o país, desde trabalhadores, pensionistas jovens e até microempresários", disse à agência Lusa Arménio Carlos, da Comissão Executiva da Intersindical.
"Queremos que este dia seja um sinal de protesto e de luta contra as politicas do Governo e que ao mesmo tempo seja um sinal de aviso para o patronato e o PSD, contra qualquer intenção que tenham de alterar a legislação laboral nop sentido de a flexibilizar mais", afirmou o sindicalista.
Muitas das federações sindicais da CGTP emitiram pré-avisos de greve, totais ou parciais, para os respetivos setores ou para empresas onde existem situações de bloqueio negocial, embora nalguns casos os pré-avisos se destinem a salvaguardar a participação dos trabalhadores nas manifestações e concentrações.
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário emitiu pré-avisos de greve de 24 horas para a CP, CP-Carga, EMEF, REFER e metros do Porto e de Mirandela contra o congelamento salarial e apelou à participação nas ações de rua promovidas pela CGTP.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet