Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Carlos Lage falava na abertura do seminário internacional “Promover a Coesão, Descentralizar o Estado, Desenvolver as Regiões: Que desafios em Portugal e na Europa?”, iniciativa que decorre hoje, durante todo o dia, no Convento de São Bento da Vitória, Porto, precisamente sob organização da CCDR-N.
“A construção das regiões em Portugal, sempre adiada, pode ser, afinal, o fermento indispensável para fazer ressurgir o país, que conta com a contribuição ativa, política, económica e cultural das suas diversas partes”, afirmou Lage.
O presidente da CCDR-N lamentou que Portugal seja “o Estado mais centralista” da União Europeia a 15 e, para sublinhar as virtudes da regionalização, citou os casos das regiões espanholas e mesmo os casos das regiões autónomas portuguesas dos Açores e da Madeira.
Lage pediu para se acabar com o “fantasma” que tem levado a protelar a regionalização e para se “construir consensos” em torno de uma matéria que, segundo frisou, o seminário organizado pela CCDR-N quer trazer de regresso à agenda política.
Os regionalistas, disse, não querem ser “derrotados pelo cansaço”, disse.
Também na abertura do seminário, o presidente do Conselho Regional do Norte, Francisco Araújo, disse que “a grave crise que se vive torna urgente o processo de regionalização”.
“As regiões administrativas são um instrumento essencial à racionalização do Estado”, afirmou, acrescentando que “serviços como os 18 governos civis há muito deixaram de fazer sentido e as suas funções serão exercidas com muito maior eficiência pelas cinco regiões”.
Acrescentou que a regionalização é decisiva “no combate ao desperdício de recursos públicos”.
O seminário prossegue, ainda de manhã, com o Painel “Cidades & Regionalização em Portugal: Riscos e Oportunidades”, com intervenções de Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto, e António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet