Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 9 de julho de 2010

Incêndios florestais: Rui Pereira diz que o país tem meios de combate eficazes

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, considerou hoje, em Paredes, que os meios de combate aos fogos florestais “são suficientes e eficazes”. O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, considerou hoje, em Paredes, que os meios de combate aos fogos florestais “são suficientes e eficazes”.

“Ao nível da proteção civil temos hoje uma doutrina consolidada e um dispositivo eficaz”, afirmou o ministro.

Rui Pereira falava na cerimónia de inauguração do Heliporto de Baltar, no concelho de Paredes, um equipamento onde vão estar sediados os meios aéreos da proteção civil da Área Metropolitana do Porto e do Tâmega/Sousa, servindo cerca de 3,5 milhões de pessoas.

O ministro lembrou os progressos desde a reforma da proteção civil iniciada em 2006, que determinou “um ciclo de autonomia estratégica do setor”, destacando a criação da Empresa da Meios Aéreos (EMA), que tem permitido ao país ter em permanência seis helicópteros pesados e três ligeiros, além dos que são alugados nesta altura do ano.

Rui Pereira lembrou que estão presentemente mobilizados 25 helicópteros, destacando que estes meios melhoraram a capacidade de resposta em todas as áreas da segurança e proteção civil.

O ministro falou também da importância do equipamento inaugurado hoje em Paredes, porque melhorará a capacidade de resposta numa região com vastas áreas de floresta, cujo valor económico e ambiental foi destacado.

Para Rui Pereira, o trabalho de modernização da proteção civil está em curso, anunciando que há fundos do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) – cerca de 700 milhões de euros - que podem ser usados neste domínio até 2013.

Este heliporto, que integra a rede nacional, formada por 25 infraestruturas similares, custou cerca de 1,13 milhões de euros e foi comparticipado por fundos da União Europeia, do Estado português e do Município de Paredes.

O presidente da autarquia, Celso Ferreira (PSD), apelou ao Governo para que todas as tutelas trabalhem no sentido de potenciar as capacidades do equipamento hoje inaugurado, lembrando que, além dos meios da proteção civil, também pode acolher o helicóptero do INEM sediado na cidade do Porto.

O autarca lembrou, a propósito, que Paredes está em termos geográficos no centro do distrito, o que facilita o socorro aéreo em melhores condições nos vários concelhos do litoral e do interior.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!