Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 11 de julho de 2010

Emprego: PSD acusa Valter Lemos de escolher antigo assessor para delegado regional

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O coordenador dos deputados do PSD/Porto, Agostinho Branquinho, acusou hoje o secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Valter Lemos, de indigitar para delegado regional do Norte um seu antigo assessor na Educação e “um boy sem competências específicas”.

 

O coordenador dos deputados do PSD/Porto, Agostinho Branquinho, acusou hoje o secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Valter Lemos, de indigitar para delegado regional do Norte um seu antigo assessor na Educação e “um boy sem competências específicas”.

A denúncia da indigitação de Manuel Joaquim Ramos para o cargo de delegado Regional do Norte do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) foi feita por Agostinho Branquinho à Lusa, que acusou Valter Lemos de ter escolhido um “professor em Castelo Branco”, que foi seu assessor quando este era secretário de Estado da Educação.

A única coisa que ele tem no currículo é ser amigo do secretário de Estado”, acusou o coordenador dos deputados sociais democratas do Porto, que considera que esta indigitação – comunicada sexta feira após demissão “de surpresa e a meio do mandato” do até então delegado regional – é “escandalosa”, já que, considera, Manuel Joaquim Ramos não tem quaisquer “competências específicas” no seu currículo.

Estamos a falar da região com maior nível de desemprego do país e de uma máquina do IEFP que desde o início do ano não paga às empresas a comparticipação no programa de estágios. É neste quadro, em que Valter Lemos nomeia um boy sem competências específicas nenhumas para lugar decisivo e importante como este é”, acusa Branquinho, em declarações à Lusa.

Segundo o também vice-presidente da distrital do PSD/Porto esta “é uma imagem de marca de uma governação socialista que está em fim de ciclo e que dá origem a exemplos de amiguismo e compadrio” político.

Os deputados do PSD do Porto vão entregar na Comissão do Trabalho um requerimento a solicitar a presença da ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, na Assembleia da República para que esta possa dar esclarecimentos cabais sobre esta matéria”, adiantou.

Branquinho reforça a ideia de que “está é a prova de que este Governo está em fim de ciclo e que, em vez de políticas para resolver problemas, opta pela nomeação de boys”.

A Lusa tentou contactar a Secretaria de Estado do Emprego e da Formação Profissional, mas até agora não conseguiu obter qualquer esclarecimento.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!