Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 14 de julho de 2010

Portalegre: Município passa presidência de associação ibérica à Câmara de Castelo Branco

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A presidência da associação TRIURBIR- Triângulo Urbano Ibérico Raiano, que reúne quatro autarquias portuguesas e espanholas, foi hoje transferida  da Câmara de Portalegre para o município de Castelo Branco. A presidência da associação TRIURBIR- Triângulo Urbano Ibérico Raiano, que reúne quatro autarquias portuguesas e espanholas, foi hoje transferida da Câmara de Portalegre para o município de Castelo Branco.

A TRIURBIR tem como objetivo servir de veículo para a captação de fundos comunitários e tornar as regiões envolvidas atrativas do ponto de vista comercial, económico, turístico e cultural.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do município de Portalegre, Mata Cáceres, que liderou no último ano a associação, garantiu que foram “atingidos” os objetivos a que se tinham proposto.

“Durante este ano, ao qual presidimos, atingimos os objetivos a que nos tínhamos proposto: integrar a Rede Ibérica e trabalhar no sentido de ter mais força e maior visibilidade junto de outras entidades e dos nossos parceiros”, disse.

A TRIURBIR é composta pelos municípios portugueses de Portalegre e Castelo Branco e pelos espanhóis de Plasencia e Cáceres.

A Câmara de Portalegre aderiu à TRIURBIR em novembro de 2007, tendo assumido a presidência da associação das mãos do ayuntamiento de Cáceres, em julho de 2009.

De acordo com Mata Cáceres, o trabalho desenvolvido pela presidência de Portalegre passou também por “apostar na realização de atuações conjuntas, capazes de impulsionar a identidade e a unidade territorial transfronteiriça, procurando novas fórmulas de cooperação política e territorial como componentes decisivas da política regional”.

“Numa tentativa de mobilizar recursos, capazes de complementar e maximizar o investimento integrado e estrutural no território, através dos financiamentos comunitários”, sublinhou.

Ao longo do mandato, o município de Portalegre conseguiu ainda, através da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), pertencer à Conferência de Redes de Cidades Europeias Transfronteiriças e Inter-regionais (CECIN).

“Conseguimos através da RIET pertencer ao CECICN, com o objetivo de nos afirmarmos como um grande lobby de cidades de territórios de fronteira para podermos ser um interlocutor reconhecido em Bruxelas nos temas da cooperação territorial”, declarou.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!