Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 15 de julho de 2010

Idanha-a-Nova: Festival de Desporto Natureza quer dinamizar economia local

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O concelho de Idanha-a-Nova, integrado no território Naturtejo e com vasta área do Parque Natural do Tejo Internacional, está a encarar o desporto na natureza como um importante veículo de dinamização económica. O concelho de Idanha-a-Nova, integrado no território Naturtejo e com vasta área do Parque Natural do Tejo Internacional, está a encarar o desporto na natureza como um importante veículo de dinamização económica.

A captação de investidores e visitantes através da promoção da riqueza paisagística, ornitológica e patrimonial é, assim, um dos objetivos das autarquias locais e, um passo neste sentido, vai ser dado entre sexta feira e domingo na vila de Zebreira, com o I Festival de Desportos na Natureza.

Atividades como o pedestrianismo, canoagem, observação de aves, BTT e hipismo “encarregar-se-ão de demonstrar que existem aqui condições privilegiadas para atrair aqueles que, através do desporto, potenciam uma das vertentes do chamado turismo na natureza”, considera Daniel Fonseca, presidente da Junta de Freguesia de Zebreira.

O autarca quer que o certame “passe a constituir uma marca de qualidade”, capaz de espicaçar o interesse do turismo dos dois lados da fronteira – que dista 12 quilómetros da sede da freguesia.

Assim, na organização foram envolvidos especialistas em várias disciplinas desportivas, como a empresa Deep Natura, que já organiza no concelho a Maratona Internacional de BTT, evento que este ano juntou perto de um milhar de praticantes.

Também está aprazado um espetáculo de “dirt jump”, modalidade alicerçada em acrobacias de bicicleta, cujo enquadramento será assegurado pela Associação Desportiva Guarda Unida.

“Queremos que no futuro a principal publicidade do festival seja feita por quem cá passou”, diz Daniel Fonseca.

A astronomia, com visitas temáticas em Proença-a-Velha, Zebreira e Idanha-a-Nova, e o turismo ornitológico, com dois passeios pedestres de observação de aves, acrescentam expressão ao Festival de Desportos na Natureza.

Os participantes nas propostas de observação de aves, terão oportunidade de ver abutres, aves da rapina, cegonhas, grifos e poupas, entre outras espécies que têm habitat na zona.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!