Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Segundo o "site" do IM, os concelhos em risco são os de Mogadouro (no distrito de Bragança), Trancoso, Pinhel, Guarda e Celorico da Beira (Guarda), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra) e Vila de Rei (Castelo Branco).
Igualmente abrangidos por este nível de aviso do IM estão os concelhos de Alvaiázere e Ansião (Leiria), Ourém, Ferreira do Zêzere, Tomar, Abrantes, Sardoal, Constância, Vila Nova da Barquinha, Entroncamento e Chamusca (Santarém) e São Brás de Alportel e Monchique (Faro).
O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo”, e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
Segundo informação disponibilizada no "site" das Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), registaram-se 51 incêndios florestais na quarta feira, sem indicação de área ou ardida ou tipo de vegetação afetada, que foram combatidos por 684 bombeiros, apoiados por 172 veículos.
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais iniciou a “Fase Charlie”, considerada a de maior risco de incêndios, a 01 de julho e deverá terminá-la a 31 de setembro.
Para hoje, o IM aponta para céu pouco nublado ou limpo, embora a nebulosidade tenda a aumentar no Minho e Douro Litoral ao final do dia.
O litoral oeste vai registar neblina ou nevoeiro matinal e verifica-se uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do anterior.
No Porto, a máxima prevista é de 23 graus Celsius, esperando-se 25º para Lisboa, 30º para Faro, 24º para Ponta Delgada e 23º para o Funchal.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet