Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, afirmou que a CP pode desempenhar um papel importante na dinamização do turismo no interior do país.
“O Geopark Naturtejo é um excelente exemplo de como o país se pode desenvolver turisticamente, através de uma comunhão de esforços entre as autarquias locais, empresários, empresas públicas e da própria CP”, disse à Lusa Bernardo Trindade durante a visita efetuada ao Geopark Naturtejo.
O secretário de Estado fez a viagem até ao Geopark Naturtejo, o qual engloba os concelhos de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Oleiros, Proença-a-Nova, Nisa e Idanha-a-Nova, de comboio, entre as estações de comboio de Santa Apolónia e Vila Velha de Ródão.
O governante reuniu-se ao longo da viagem com alguns empresários e ouviu o presidente da Naturtejo , Armindo Jacinto, sublinhar a estratégia do primeiro geoparque português classificado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
A aposta do Geopark Naturtejo tem passado pelo geoturismo e pela preservação do património classificado há quatro anos pela Unesco, envolvendo os agentes sociais e económicos.
“A afirmação deste conceito de turismo passa por mais comunicação e aqui é fundamental o reforço da parceria entre a CP e a Naturtejo, envolvendo não só o património existente, mas também toda a capacidade de acolhimento”, disse Bernardo Trindade.
Nuno Moreira, administrador da CP, que acompanhou o governante na visita, anunciou que a empresa tem em funcionamento diferentes rotas turísticas, como Ródão e Belver, Ria Formosa, Cerejas do Fundão, ou Marvão: “percursos que têm tido um crescente aumento de procura e que se destinam a grupos de pessoas que pretendem visitar uma determinada região”.
Com aquele serviço, a CP garante aos utentes um programa completo, que engloba além da viagem, a alimentação e diversas atividades.
Bernardo Trindade visitou ainda, de barco, o monumento natural das Portas de Ródão, a Dino Expo (maior exposição de réplicas e esqueletos de dinossauros, em Castelo Branco), o Parque Tecnológico de Penha Garcia e Monsanto, onde inaugurou um novo restaurante.
A visita inseriu-se no quarto aniversário da criação do Geopark Naturtejo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet