Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 31 de julho de 2010

António Feio: Personalidades salientam enorme talento e forma como lutou contra o cancro

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

As várias personalidades que hoje estiveram presentes no velório do ator António Feio, falecido na quinta feira, salientaram o seu enorme talento, grande dignidade e a forma heroica como lutou contra o cancro que o vitimou.

 

As várias personalidades que hoje estiveram presentes no velório do ator António Feio, falecido na quinta feira, salientaram o seu enorme talento, grande dignidade e a forma heroica como lutou contra o cancro que o vitimou.

Foram várias as personalidades públicas que se deslocaram ao Palácio Galveias, em Lisboa, onde se realiza o velório, e também alguns anónimos, sem filas nem grandes aglomerados.

A atriz Maria Rueff salientou aos jornalistas “o enorme talento que o António Feio tinha para dirigir atores”, recordando quando por ele foi dirigida na série televisiva “Os Bonecos da Bola”.

“Ele sabia tirar partido da personalidade de cada um”, acrescentou. Rueff referiu-se ao ator como “uma criança grande”, que “lidou com a doença como um herói, mas com a lucidez de que era a lei da vida”.

Por seu turno, o ator José Pedro Gomes, seu companheiro em “Conversa da Treta”, afirmou a sua “amizade e respeito” pelo amigo.

Referindo que nunca se esquece uma amizade, brincou: “Ele [António Feio] foi mais à frente para tratar das coisas da digressão, os testes de som, as luzes, o cenário”.

Visivelmente emocionado, o ator Virgílio Castelo afirmou que “está tudo muito presente ainda”. Amigo de “muito anos” de Feio, salientou que recordará sempre “a sua grande simplicidade”.

Pelo Palácio Galveias passaram a vereadora da Cultura da autarquia lisboeta, Catarina Vaz Pinto, os cantores Rui Veloso, Mariza e Celina Pereira, o guionista Henrique Dias, os atores Rita Blanco, Alexandra Lencastre, Vítor Espadinha, Paulo Vasco, Vítor de Sousa, Miguel Guilherme, Rita Lello, Jorge Mourato, Nuno Lopes, Ricardo Carriço, Teresa Corte-Real, Sérgio Silva, Ruy de Carvalho, Virgílio Castelo, Maria Rueff, João Didelet, José Pedro Gomes, Bruno Nogueira, Nuno Melo, entre outros.

Numa das salas da biblioteca do Palácio Galveias, onde se encontra a urna do ator, estão dezenas de coroas e palmas de flores das mais diferentes entidades e também muitos ramos de amigos e do público que ali se tem dirigido. Junto à urna está uma guitarra elétrica que o ator gostava de tocar e com a qual apareceu numa das suas últimas presenças nos ecrãs televisivos.

O funeral de António Feio, que morreu na quinta feira, no Hospital da Luz, em Lisboa, aos 55 anos, vítima de cancro, realiza-se hoje, às 16:00, em direção ao cemitério dos Olivais, onde se efetuará a cerimónia de cremação, pelas 17:30.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!