Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 4 de agosto de 2010

Segurança "vai ser reforçada" apesar de "saldo positivo de 1200 elementos" - ministro

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Rui Pereira, ministro da administração Intena, presidiu hoje à cerimónia de inauguração das instalações do novo Posto Territorial da GNR em Vila de Rei, um investimento na ordem dos 650 mil euros, afirmou que o rácio concelhio de Vila de Rei, em termos de segurança, é de um agente por 250 habitantes, um dado percentual que considerou “dos mais elevados do país”.

Rui Pereira, ministro da administração interna, presidiu hoje à cerimónia de inauguração das instalações do novo Posto Territorial da GNR em Vila de Rei, um investimento na ordem dos 650 mil euros, afirmou que o rácio concelhio de Vila de Rei, em termos de segurança, é de um agente por 250 habitantes, um dado percentual que considerou “dos mais elevados do país”.

O novo posto, composto por dois edifícios e com uma área total de 4500 metros quadrados, foi construído na zona de atual expansão da vila, onde se encontram instalados diversos equipamentos industriais, escolares, desportivos e de serviços, tendo o governante sublinhado a “parceria bem sucedida” entre as várias entidades envolvidas.

Irene Barata, presidente da Câmara de Vila de Rei, disse, por sua vez, que a inauguração de um novo quartel da GNR era uma aspiração de duas décadas, tendo sublinhado os fatores “mais segurança e melhor qualidade de vida” para as populações abrangidas por aquele equipamento.

Com uma população bastante envelhecida e dispersa por 193 quilómetros quadrados, Vila de Rei conta hoje com 94 aglomerados populacionais, lembrou a autarca, sublinhando a importância de serem conferidos “mais e melhores meios de trabalho e operacionalidade” à corporação, que conta com 12 elementos no efetivo.

Na ocasião, o ministro prometeu  que o dispositivo nacional de segurança vai “continuar a ser reforçado”, tendo lembrado que a última legislatura “terminou com um saldo positivo de 1200 elementos das forças de segurança”, em relação ao passado.

“Apesar das dificuldades”, disse Rui Pereira, “a estratégia” do Ministério da Administração Interna  “passa por reforçar o dispositivo atual, alargando-o às regiões mais interiores do país”, com aposta no policiamento de proximidade, na utilização das novas tecnologias e no programa de segurança comunitária.

O governante lembrou o lançamento de um concurso à escala nacional para admissão de mais mil novos agentes para a Guarda Nacional Republicana e outros mil agentes para a Polícia de Segurança Pública.

“As questões da segurança devem ser partilhadas pelas populações, no seu interesse e responsabilidade”, defendeu o governante, tendo lançado uma “convocatória” para as várias comunidades “estarem com as autoridades” de segurança e para que se trabalhe mais em termos de segurança comunitária.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!