Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 9 de agosto de 2010

Castelo Branco: Folclore anima cidade durante toda a semana

Por: Cristina Valente

Geórgia, México e Portugal, são os países que vão participar no Folk Cidade de Castelo Branco, Festival Internacional de Folclore organizado pelo Grupo Típico Cancioneiro de Castelo Branco.

O festival começou esta segunda-feira, e decorre até ao próximo sábado.

 

Geórgia, México e Portugal, são os países que vão participar no Folk Cidade de Castelo Branco, Festival Internacional de Folclore organizado pelo Grupo Típico Cancioneiro de Castelo Branco.

O festival começou esta segunda-feira, e decorre até ao próximo sábado.

Na iniciativa participam os Ranchos de Canelas – Vila Nova de Gaia, Fânzeres-Gondomar, Pedreiras-Porto Mós e o Grupo organizador Grupo Típico Cancioneiro de Castelo Branco. Da Geórgia vem o grupo Folk Dance Group “Nabadi” e do México a Compañia Folklórica Xamanec.

A participação destes grupos da Geórgia e do México só é possível graças à parceria que o Grupo Típico realizou com outros grupos Portugueses “os dois grupos vão estar em Portugal durante um mês num circuito folclórico, com passagem por várias localidades, o que naturalmente minimiza as despesas e torna possível a sua presença na nossa cidade”.

Para além das actuações em Castelo Branco, os grupos participantes vão apresentar-se noutras localidades nomeadamente Malpica do Tejo e Termas de Monfortinho.

Segundo Adelino Carrilho, da organização, os espectáculos em Castelo Branco, vão ser muito diversificados “vamos levar o folclore a vários públicos, nomeadamente aos lares de terceira idade, e ao estabelecimento prisional de Castelo Branco, num espectáculo para os reclusos”, a organização não coloca de parte a possibilidade de os grupos fazerem algumas actuações de rua, para animar vários locais da cidade.

“O objectivo é que durante esta semana, o folclore esteja presente, e em festa na cidade” diz Adelino Carrilho.

A organização gostaria de realizar duas galas no cine-teatro Avenida mas tal não vai ser possível uma vez que durante o mês de Agosto o espaço está encerrado “é uma questão que em próximas organizações vai ser ultrapassada, porque achamos que a apresentação dos dois grupos estrangeiros no cine-teatro iria valorizar muito este festival” Adelino Carrilho acrescenta ainda que essas galas seriam também uma forma de minimizar as despesas da organização ”seriam espectáculos com entrada paga e ajudariam a suportar algumas despesas do festival” apesar deste percalço os grupos “não vão estar parados” garante Adelino Carrilho e farão vários espectáculos descentralizados nas freguesias.

No programa do Festival faz parte uma celebração ecuménica, dia 14, às 10 horas na Sé de Concatedral “ esta celebração irá juntar todos os grupos, que com o mote “O folclore e a paz” partilham mensagens e cânticos por um mundo melhor e mais tolerante”.

O grande espectáculo de encerramento acontece no próximo sábado às 21.30 nas Docas, com a participação de todos os grupos participantes.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!