Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 14 de agosto de 2010

Idanha-a-Nova: No Trilho das Estrelas e do Contrabando

Por: Diario Digital Castelo Branco

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova através do seu Gabinete de Turismo realizou uma vez mais um passeio pedestre entre Salvaterra do Extremo e Zarza La Mayor.

 

No passado dia 7 de Agosto, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova através do seu Gabinete de Turismo realizou uma vez mais um passeio pedestre entre Salvaterra do Extremo e Zarza La Mayor.

Provenientes dos mais variados cantos de Portugal, os caminheiros partiram da igreja de Salvaterra do Extremo, cerda das 7h45 rumando à Vereda da Rebolita. No Moinho do Seco foi feita uma demonstração de uma passagem de café através do sistema de roldana, como acontecia em tempos antigos quando o rio levava muito caudal. No local deu-se uma palestra sobre contrabando explicando a técnica usada pelos contrabandistas, pois estes operavam durante a noite, deslocando-se a pé segundo os acordos com os receptadores espanhóis até Zarza La Mayor, Ceclavín, Acehuche, Garrovillas e Mata de Alcântara. Enfrentavam noites invernosas, carregando sacos de 35kg de café por terrenos irregulares. De Espanha recebíamos bens como farinha, azeite, gado, tecidos, louça, etc.

O grupo passou pelo Canhão Fluvial do Rio Erges, zona de avifauna protegida (cegonha preta, águia imperial, grifo, abutre negro). Já do lado espanhol os caminheiros foram surpreendidos por uma patrulha de carabineiros a cavalo.E depois de uma palestra sobre astronomia, a jornada seguiu-se até Zarza pelos caminhos usados pelos contrabandistas.

De forma a terminar esta rota histórica e educativa, já na Praça de Touros de Zarza foi servida uma ceia pela Casa do Forno de Salvaterra do Extremo.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!