Por: Cristina Valente
Mais de duas centenas de homens com bigode são esperados no 6º Encontro Nacional de Bigodes que, decorre, no próximo dia 4 de Setembro no restaurante Senhora de Mércules em Castelo Branco.
Mais de duas centenas de homens com bigode são esperados no 6º Encontro Nacional de Bigodes que, decorre, no próximo dia 4 de Setembro no restaurante Senhora de Mércules em Castelo Branco.
Para António Monteiro, membro do grupo de bigodes albicastrenses, a crise instalada não tem qualquer influência em mais um convívio entre bigodaças de todo o país. “Os bigodes estão em grande forma, indiferentes à crise e acima de tudo, recomendam-se”, garante, num claro desafio aos homens para deixarem crescer um “bigodito” atraente e sobretudo “charmoso”.
Demonstrando orgulho em todos aqueles que optam por exibir o seu “troféu” o dirigente albicastrense, recorda que na edição anterior o vencedor foi Henrique Pina, de Penalva do Castelo, com um bigode de 40 centímetros. “Para o convívio deste ano, esperamos a presença de mais alguns amigos que entretanto já deixaram crescer bigode”.
Quanto ao programa deste encontro nacional, o momento alto, será o concurso para eleger o bigode mais comprido, após um desfile dos “bigodaças” perante um júri constituído por representantes dos órgãos de comunicação social. “Iremos ter lembranças para os primeiros dez classificados, bem como distinções para o bigode mais jovem, o mais antigo e aquele que de mais longe se deslocou até à capital da Beira Baixa. No final, será distinguido o vencedor do concurso”, garantiu António Monteiro, anunciando também um momento “surpresa” durante o jantar.
Emigrantes vão estar presentes
A fama do convívio Albicastrense vai longe e são alguns os emigrantes que este ano fizeram questão de estar presentes “ alguns adiaram mesmo o regresso ao país de acolhimento para poderem estar connosco neste dia, o que para nós é sem dúvida muito gratificante” diz António Monteiro.
O dirigente adianta ao Diario Digital Castelo Branco que há já contactos em vários países da Europa, nomeadamente França, Suiça e Luxemburgo para aí se organizarem associações de Bigodes “quem tem sabido da nossa iniciativa tem gostado e leva a ideia para os países onde trabalham e onde há muita gente da nossa região, e muitos portugueses e pelo menos em 3 países as coisas estão encaminhadas para que ai nasça uma associação de bigodes” António Monteiro não esconde a sua felicidade em que isto aconteça, até porque adianta “ é mais um motivo “para os portugueses nesses países conviverem e confraternizarem”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet