Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 4 de setembro de 2010

Santo André das Tojeiras: 500 "jovens" com mais de 65 anos juntaram-se em convivio

Por: Cristina Valente

Mais de 500 jovens, com mais de 65 anos, participaram hoje no 8º convívio de Santo André das Tojeiras, organizado pela Junta de Freguesia, o encontro tem desde a primeira hora o apoio da Câmara de Castelo Branco.

 

Mais de 500 jovens, com mais de 65 anos, participaram hoje no 8º convívio de Santo André das Tojeiras, organizado pela Junta de Freguesia, o encontro tem desde a primeira hora o apoio da Câmara de Castelo Branco.

Joaquim Morão não quis deixar de marcar presença, e apesar de outros compromissos políticos, o autarca fez questão de passar por Santo André das Tojeiras para desejar a todos um dia muito animado.

Nem o calor que se fazia sentir desmotivava os “jovens” que logo pela manhã começaram a chegar de todas as anexas da freguesia. O largo da Igreja era o local de encontro para uma jornada de convívio que começou precisamente com a celebração da missa. Depois de reconfortada a alma, reconfortaram-se os estômagos com o almoço oferecido pela junta.

O convívio nasceu para proporcionar às pessoas da freguesia um dia diferente e ano após ano foi se tornando indispensável “queríamos dar às pessoas um dia diferente em que pudessem sair das suas terras e conviver, porque esta é uma freguesia com anexas dispersas, e como alguns dos nossos idosos têm dificuldades de mobilidade, esta era uma oportunidade de se juntarem e conviverem” recorda Francisco Lourenço, presidente da Junta de Freguesia e mentor da iniciativa.

Ao longo destes 8 anos o convívio de Santo André tem mantido o número de participantes “temos conseguido manter praticamente sempre o mesmo número de participantes o que é para nós muito gratificante”. A freguesia tem assistido nos últimos anos a um regresso de naturais que fizerem a sua vida activa nas grandes cidades, e que agora na reforma estão a regressar “há muita gente que está a recuperar as suas casas e a regressar a Santo André. Este é um movimento que apoiamos e nos agrada porque apesar de continuarmos a ter uma população envelhecida, continuamos a ter pessoas, o que é muito importante” diz Francisco Lourenço.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!