Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O aviso de risco máximo de incêndio está activo para os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre, abrangendo igualmente alguns concelhos de Faro.
O risco de incêndio determinado pelo Instituto de Metereologia engloba cinco níveis, que variam entre o "reduzido" e o "máximo”, e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
De acordo com a informação disponibilizada no "site" da Autoridade Nacional de Protecção Civil foram registados, no domingo, 170 incêndios florestais, os quais foram combatidos por 2066 bombeiros, apoiados por 510 veículos e com recurso a 85 missões aéreas.
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais está na “Fase Charlie”, considerada a de maior risco de incêndios, desde 01 de julho a 30 de setembro.
As previsões para hoje são de céu geralmente muito nublado nas regiões a norte do alinhamento montanhoso Sintra-Estrela, com períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, que se estenderá gradualmente às restantes regiões a partir da tarde.
O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (25 a 50 km/h) nas terras altas.
Nas regiões a sul do alinhamento montanhoso Sintra-Estrela, o céu estará pouco nublado, apesar da nebulosidade poder aumentar gradualmente.
O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) de noroeste, soprando temporariamente de oeste a partir da tarde.
O Instituto de Metereologia prevê ainda uma pequena descida das temperaturas máximas em quase todo o território nacional, com o Porto a registar 23 graus Celsius, 25º em Ponta Delgada 25º, Lisboa e Funchal 29º e Faro 30º.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet