Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 1 de maio de 2013

Covilhã: UBI está “económica e financeiramente forte”

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Universidade da Beira Interior (UBI) apesar da austeridade, apresenta-se "económica e financeiramente forte" graças ao financiamento de projetos de investigação, declarou o reitor da instituição, João Queiroz.

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) apesar da austeridade, apresenta-se "económica e financeiramente forte" graças ao financiamento de projetos de investigação, declarou o reitor da instituição, João Queiroz.

Aquele responsável discursava durante a cerimónia de 27.º aniversário da UBI.

"Apesar da redução substancial nas receitas por efeito da redução das transferências do Estado, [a UBI] tem mantido uma elevada capacidade para criar valor e gerar resultados em contraciclo com o contexto macroeconómico", referiu João Queiroz.

O incentivo ao "desenvolvimento da investigação científica tem assegurado a realização de receitas próprias", através dos projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo 7.º Programa Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico.

Segundo o reitor, estes projetos "têm dado cobertura à quebra nas transferências do Estado" e permitem que a universidade seja "uma instituição que se apresenta económica e financeiramente forte".

Durante o aniversário foram inauguradas as instalações do Ubimedical, novo centro de investigação para incubar empresas de tecnologias de saúde e bem-estar e projetos da Faculdade de Ciências da Saúde.

A estrutura representa um investimento total de seis milhões de euros e as instalações com 3.500 metros quadrados vão ser equipadas até ao primeiro trimestre de 2014.

A Faculdade de Ciências da Saúde da UBI desenvolveu nos últimos anos trabalhos ao nível molecular do transporte de fármacos no organismo, criação de dispositivos médicos e sistemas de telemonitorização de doentes, entre outros.

A ideia de criação do Ubimedical nasceu há quatro anos e beneficiou de fundos comunitários no âmbito do programa Mais Centro.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!