Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 7 de outubro de 2010

Continuidade na liderança garantida em pelo menos dez das 19 federações do PS

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

As 19 Federações do PS vão a eleições sexta feira e sábado mas em mais de 50 por cento a continuidade é a palavra de ordem, sendo Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal e Aveiro as únicas com mais do que um candidato.

Em Castelo Branco, Joaquim Morão continua no cargo.

As 19 Federações do PS vão a eleições sexta feira e sábado mas em mais de 50 por cento a continuidade é a palavra de ordem, sendo Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal e Aveiro as únicas com mais do que um candidato.

Nas eleições para as federações socialistas, 14 das distritais têm lista única na disputa pela liderança, sendo em dez delas o atual presidente a recandidatar-se.

Assim, Algarve, Baixo Alentejo, Braga, Bragança, Castelo Branco, Região Oeste, Guarda, Leiria, Santarém e Vila Real terão depois de sábado o mesmo presidente à frente dos destinos das respetivas estruturas federativas.

Norberto Patinho (Évora), Rui Simplício (Portalegre), Rui Solheiro (Viana do Castelo) e José Junqueiro (Viseu) apresentam lista única e garantem a mudança na liderança das estruturas, até aqui presididas por socialistas que não se recandidatam ao cargo.

As distritais onde se espera uma maior luta pela presidência é a Área Urbana de Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal e Aveiro, as únicas onde se apresenta mais do que uma candidatura.

A Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) conta com três nomes na corrida à liderança, sendo o atual líder, Joaquim Raposo (presidente da Câmara da Amadora), recandidato ao cargo contra o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico de Lisboa António Brotas.

Com o quarto mandato como objetivo, Joaquim Raposo, que defende que o “PS é um partido com memória”, encontra Marcos Perestrello – que entre 2007 e 2009 foi vice-presidente da Câmara de Lisboa liderada por António Costa – como opositor, sob o slogan “Construir o Futuro com os militantes”.

Também no Porto, o atual presidente da federação, Renato Sampaio (deputado do PS), entra na disputa pela manutenção do cargo contra o presidente da Câmara de Baião, José Luís Carneiro, que foi chefe de gabinete de Francisco Assis na sua primeira liderança parlamentar.

Os dois opositores promoveram uma campanha bastante participada com os militantes socialistas, culminando hoje com um debate televisivo (no Porto Canal), onde poderão esgrimir argumentos sobre os projetos que têm para a estrutura partidária.

Na distrital de Aveiro a mudança é garantida, já que o atual presidente, Afonso Candal, optou por não prosseguir, estando a disputa entre três nomes: Pedro Nuno Santos (ex-secretário geral da Juventude Socialista), Fernando Mendonça (adjunto do governador civil de Aveiro) e Adriano Martins (que nas últimas eleições federativas em 2008 concorreu contra o atual líder).

Na Federação do PS de Coimbra, as eleições de sexta e sábado são uma reedição das últimas (em 2008) já que concorrem os mesmos dois nomes: o presidente da federação Victor Baptista (que se recandidata ao quarto e “último” mandato) e Mário Ruivo, diretor do Centro Regional de Segurança Social de Coimbra.

Já em Setúbal, são três os candidatos ao escrutínio federativo, tendo o presidente em exercício, Victor Ramalho, como opositores Paulo Lopes (ex-vereador da Câmara de Setúbal) e Luís Ferreira (ex-presidente da Comissão Concelhia do Barreiro).

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!