Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 9 de maio de 2013

Covilhã: Associação Académica da UBI contra aumento de propinas

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), na Covilhã, e os núcleos culturais de estudantes divulgaram hoje um comunicado contra o aumento de propinas na instituição.

 

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), na Covilhã, e os núcleos culturais de estudantes divulgaram hoje um comunicado contra o aumento de propinas na instituição.

No documento, os estudantes dizem tomar a posição para antecipar a reunião em que o Conselho Geral da UBI vai definir o valor para o próximo ano letivo - sendo que a discussão do assunto ainda não tem data marcada.

"A AAUBI e os seus núcleos culturais e de estudantes vêm tornar pública a posição contra o aumento das propinas para o ano letivo 2013/2014, apelando ao Conselho Geral para que não o aprove", referem no comunicado.

Os estudantes pedem que seja considerado "o esforço financeiro ainda maior que exigirá aos estudantes e aos seus agregados familiares" no atual contexto de crise.

No comunicado, é recordado que, em 2012, o Conselho Geral da UBI decidiu aumentar a propina de 999,70 para 1037,20 euros, ou seja, atualmente é cobrada aos alunos "a propina máxima", refere o documento.

Se for calculado um aumento com base no valor da inflação, a AAUBI teme que o valor passe para 1066,20, "significando então que em 10 anos a propina aumentaria cerca de 215 euros", acrescenta a estrutura académica, que condena a eventual subida de valores.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!