Por: Cristina Valente
Castelo Branco é uma das cidades que este ano recebe a caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos”. A caminhada organizada pelo Movimento Vencer e Viver do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza-se no próximo dia 30 de Outubro, nas cidades de Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu, pelas 15h.
Castelo Branco é uma das cidades que este ano recebe a caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos”. A caminhada organizada pelo Movimento Vencer e Viver do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro realiza-se no próximo dia 30 de Outubro, nas cidades de Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu, pelas 15h.
Esta é uma iniciativa inovadora, já que decorre em simultâneo nas 5 cidades, e à qual o movimento pretende dar continuidade nos próximos anos.
A Caminhada pretende alertar para a importância da prevenção e detecção precoce do cancro da mama e angariar fundos para a ajuda ao doente oncológico. "Esta Caminhada nasceu da necessidade de assinalar o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama com uma iniciativa dirigida a toda a população, desde os adultos aos mais jovens, passando por mulheres e homens.
O objectivo é reunir o máximo de participantes para que a mensagem da prevenção e do diagnóstico precoce possa chegar a cada vez mais pessoas, inclusivamente as do Interior", explica Carlos de Oliveira, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A participação será efectuada mediante uma inscrição, no valor de 3€ (que reverte para o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro), que dará acesso a um kit no dia da Caminhada, constituído por um saco-mochila, uma t-shirt alusiva ao evento, um pin, folhetos sobre prevenção do cancro da mama e outros materiais de educação para a saúde, uma garrafa de água e bolachas.
A caminhada começa no centro da cidade, e terá um percurso de 1,5 Km , passando por alguns dos locais mais emblemáticos da cidade. Em Castelo Branco, as inscrições podem ser realizadas através do telefone 918 457 451, ou no próprio dia da iniciativa no local de partida (Praça do Município de Castelo Branco) a partir das 13h.
Anualmente são detectados cerca de 4.500 casos de cancro da mama em Portugal e 1.500 mulheres morrem por ano com esta doença. O cancro da mama é a primeira causa de morte nas mulheres entre os 35 e os 55 anos. O Movimento Vencer e Viver está aberto a todas as mulheres com cancro da mama. Para além da sensibilização para a prevenção e detecção precoce do cancro da mama, o trabalho promovido pelo Movimento passa pelo apoio físico e emocional à mulher.
Em cada extensão local do Movimento existe uma linha telefónica, onde as mulheres podem conversar com uma voluntária e obter informações sobre o Movimento e os serviços que disponibiliza. O Movimento tem ainda um espaço inovador que pretende apoiar as mulheres na adaptação à sua nova aparência, através de um atendimento personalizado.
O Vencer e Viver apoiou directa ou indirectamente mais de 10.000 mulheres nos últimos dois anos. Adaptado do modelo desenvolvido nos Estados Unidos, o Movimento existe em Coimbra desde 1986. Encontra-se também em funcionamento em Aveiro, Castelo Branco, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu. É desenvolvido e financiado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito do Núcleo Regional do Centro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet