Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, considerou hoje que ainda "nada é verdade" sobre a forma como vai ser aplicada a mobilidade especial a professores, porque "as negociações estão no início".
O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, considerou hoje que ainda "nada é verdade" sobre a forma como vai ser aplicada a mobilidade especial a professores, porque "as negociações estão no início".
À margem de uma visita a Castelo Branco, o governante reagiu à denúncia feita pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof) de que os docentes que ficarem na mobilidade especial vão passar a receber, já em setembro, entre 33% a 53% menos do ordenado atual.
"Nada é verdade: estamos neste momento a discutir uma proposta de base, que é a proposta geral da função pública, que vamos ver, com os sindicatos de professores, como se pode adaptar ao caso concreto da Educação", referiu Nuno Crato.
Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, considerou "uma vergonha" a proposta de plano de mobilidade especial que o Ministério da Educação e Ciência (MEC) entregou na noite de segunda-feira.
Confrontado com as críticas, o ministro sublinhou que "é muito cedo para falar".
"Imaginamos que alguns sindicatos possam não estar de acordo" com aspetos da proposta, pelo que se segue um "processo de negociação", referiu.
Nuno Crato inaugurou hoje, na Escola Superior Agrária do Politécnico de Castelo Branco, um Centro de Investigação em Zoonoses para tratamentos veterinários, estudos epidemiológicos e para acompanhar animais suspeitos de doença.
Durante a cerimónia, o ministro da Educação e Ciência considerou que a infraestrutura é um exemplo de como "os politécnicos são uma força fundamental no desenvolvimento do país".
O centro e equipamento representam um investimento de 600 mil euros, comparticipado em 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro (MaisCentro).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet