Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 25 de novembro de 2010

Castelo Branco: Escola Agrária desenvolve alimentos para animais de companhia japoneses

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco está a produzir as fórmulas de alimentos biológicos para animais de companhia, como coelhos anões, cães, chinchilas, canários, periquitos e caturras.

A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco está a produzir as fórmulas de alimentos biológicos para animais de companhia, como coelhos anões, cães, chinchilas, canários, periquitos e caturras.

O produto destina-se a ser comercializado pela Japan Pet and Drugs, empresa japonesa do setor, informou hoje Moitinho Rodrigues, docente responsável pela investigação.

Os compostos são efetuados no laboratório da Escola Superior Agrária e produzidos pela fábrica Meskliflower, no concelho de Idanha-a-Nova, que desde 2009 tem uma forte ligação aos laboratórios do estabelecimento de ensino.

A comitiva japonesa visitou este mês as instalações da ESACB e mostrou-se satisfeita com o que lhe foi apresentado.

“Nesta fase querem que façamos compostos de alimentos para coelhos anões e biscoitos para cães”, explicou Moitinho Rodrigues.

Só no Japão estima-se que haja mais de cinco milhões de coelhos anões, “pelo que há mercado para este tipo de alimentos”, adiantou.

Moitinho Rodrigues sublinhou ainda o facto de, “na conceção dos compostos, haver um grande cuidado, pois aquilo que se pretende é que os animais de companhia tenham uma alimentação saudável, que lhes garanta uma vida duradoura”.

Outra das particularidades dos compostos produzidos no laboratório da ESACB respeita ao facto dos alimentos não serem nocivos aos humanos.

“Por exemplo, no caso dos biscoitos para cães há a preocupação desses alimentos não fazerem mal aos humanos. Ou seja, uma criança que brinque com os cães não corre o risco de ficar doente caso também ingira os biscoitos”, esclareceu Moitinho Rodrigues.

A Escola Superior Agrária de Castelo Branco, para além da conceção dos compostos, dá o seu selo de garantia aos produtos, pelo que o seu logótipo irá aparecer nas embalagens.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!