Por: Cristina Valente
Esteve reunido em Castelo Branco, no passado dia 30, o Comité Permanente da Triurbir - Triangulo Urbana Ibérico Raiano. Na reunião estiveram autarcas e vereadores das quatro cidades, Castelo Branco, Portalegre, Cáceres e Plasencia.
Esteve reunido em Castelo Branco, no passado dia 30, o Comité Permanente da Triurbir - Triangulo Urbana Ibérico Raiano. Na reunião estiveram autarcas e vereadores das quatro cidades, Castelo Branco, Portalegre, Cáceres e Plasencia, com o objectivo de discutir vários assuntos considerados estratégicos para o desenvolvimento territorial transfronteiriço.
Joaquim Morão, que actualmente preside a Triurbir, destacou a importância das cidades estarem unidas “ é importante defendermos as nossas terras e as nossas regiões, mas é importante que o façamos de forma integrada e unidos” para concretizar este desígnio o comité aprovou a elaboração de um plano estratégico para o território Triurbir.
Mas para o autarca de Castelo Branco, é preciso que esta região “periférica da Europa” esteja unida para conseguir captar fundos e concretizar projectos.
“Hoje as nossas fronteiras são fronteiras do desenvolvimento, todos temos que lutar pela criação de mais emprego, criação de mais qualidade de vida e bem estar das nossas populações” disse Joaquim Morão, que considera o emprego “determinante” para estas regiões.
“A nossa maior dificuldade é segurar as pessoas nesta região, e isso só é possível com a criação de emprego” destaca o autarca Joaquim Morão. Para o autarca de Portalegre Mata Cáceres (PSD) a aproximação a Castelo Branco é uma mais valia “é um esforço que temos tentado há alguns anos, nem sempre com o sucesso que gostaríamos porque outros factores há que se interpõem e complicam a capacidade desta aproximação se materializar um pouco mais” mas o autarca de Portalegre destaca o facto de existir uma grande comunhão de esforços e objectivos em várias áreas “não entendemos o Tejo como factor de separação, antes o vemos como factor de união” .
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet