Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 4 de dezembro de 2010

Castelo Branco: Ex-Combatentes querem construir na cidade de um complexo social

Por: José Manuel R. Alves

A construção de um complexo social em Castelo Branco para acolher, militares e familiares das Forças Armadas, foi defendida por Guardado Moreira, provedor da Santa Casa da Misericórdia da cidade albicastrense, durante a cerimónia da comemoração do 87º aniversário do Núcleo da Liga dos Combatentes local que teve lugar este sábado.

A construção de um complexo social em Castelo Branco para acolher, militares e familiares das Forças Armadas, foi defendida por Guardado Moreira, provedor da Santa Casa da Misericórdia da cidade albicastrense, durante a cerimónia da comemoração do 87º aniversário do Núcleo da Liga dos Combatentes local que, decorreu este sábado.
 
“A cidade tem tradições militares, com a existência em tempos, de dois quartéis, verificando-se presentemente, que, inúmeras pessoas que serviram o exército necessitam de um lar”, disse o também associado da Liga dos Combatentes, apontando as antigas instalações da messe de oficiais e sargentos, como um local onde a infra-estrutura poderia ser construída. “Seria um espaço ideal, dado estar desactivado, constituindo ao mesmo tempo uma mais-valia para a cidade, preenchendo uma lacuna existente”.

O dinâmico provedor, que recentemente assinalou 90 anos de idade, foi mais longe, confessando sentir-se “chocado” com as recentes notícias que davam conta que em Portugal existe uma lista de espera para adquirir automóveis de luxo. “Num país que atravessa uma enorme crise financeira e social, é um contra-senso haver pessoas à espera de veículos topo de gama, quando o povo sofre na pele as agruras da vida, enfrentando os seus dias com enormes dificuldades”, reitera.

Por sua vez, Carlos Oliveira, presidente do Núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes, manifestou a sua satisfação pela comemoração de mais um aniversário, numa altura em que a instituição com mais de 700 associados, atravessa um dos melhores momentos da sua história, com a realização de várias actividades e colóquios dos mais variados temas que, têm decorrido na sede, localizada na Rua de Santa Maria.
“Temos trabalhado bastante, para que os associados possam usufruir da sua casa, encontrando nas suas instalações as mais variadas actividades, para além de poderem assistir a vários colóquios com temas bastante ricos, que lhes dizem respeito. Por outro lado, com este tipo de iniciativas, pretendemos trazer mais pessoas à nossa sede, que se encontra instalada na zona histórica da cidade, em que se nota um certo envelhecimento da população, e também alguma desertificação. Estou convicto que com esta dinamização, conseguiremos de certo modo, colmatar este fenómeno”, defendeu o responsável.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!