Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 12 de dezembro de 2010

Castelo Branco: Não há açucar nas superficies comerciais

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O fornecimento de açúcar deverá estar normalizado na segunda-feira, assegurou hoje o presidente da Associação Portuguesa de Distribuidores, que explica a rutura de stock no fim-de-semana com uma corrida “anormal” das pessoas aos supermercados. O fornecimento de açúcar deverá estar normalizado na segunda-feira, assegurou hoje o presidente da Associação Portuguesa de Distribuidores, que explica a rutura de stock no fim-de-semana com uma corrida “anormal” das pessoas aos supermercados.

“Tanto quanto sabemos, a partir de segunda-feira a situação estará normalizada”, disse à Lusa Luís Reis, presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

O responsável explicou que no início da semana é normal haver abastecimento de supermercados, coisa que não acontece ao sábado nem ao domingo e que pode ajudar a explicar a rutura de stock.

O presidente da APED considera que as prateleiras dos supermercados só ficaram vazias, porque “as pessoas, impressionadas com as notícias dos últimos dias, acorreram anormalmente aos supermercados”.

“Há alguma escassez, mas não há motivo para haver rutura de açúcar em Portugal”, acrescentou.

Na sexta-feira, as principais cadeias de hipermercados haviam garantido que não iria faltar açúcar nas prateleiras, sobretudo durante a época natalícia, com a Sonae a admitir limitar o número de vendas de unidade por cliente, por uma questão de precaução.

A escassez da matéria-prima no mercado internacional terá originado a suspensão da refinação e, consequentemente, levado à colocação de letreiros, em alguns postos de venda, a limitar a compra de dois quilogramas de açúcar por cliente.

No mesmo dia, o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas confirmou a existência de “problemas de fornecimento de açúcar no mercado internacional”, mas afirmou desconhecer que os hipermercados portugueses estivessem a racionar as vendas deste produto.

Com racionamento ou não, o Diário Digital Castelo Branco percorreu nos ultimos dias as superfices de média e grande dimensão em Castelo Branco, e nenhum tinha já açucar à venda. Esta manhã havia mesmo uma superficie que ultrapassava o problema vendendo lotes de pequenos pacotes de açucar.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!