Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
José Sócrates falava durante a inauguração da Loja do Cidadão e das novas instalações dos Registos Notariais da cidade.
O programa Licenciamento Zero vai iniciar-se em 2011 e permitirá aos investidores criarem os seus próprios pequenos negócios sem terem que tirar as respetivas licenças, sujeitando-se depois a uma fiscalização rigorosa.
O primeiro-ministro diz que desta forma “a Administração Pública confia nas pessoas e quer que as suas iniciativas se concretizem”.
José Sócrates anunciou ainda os programas de modernização administrativa na área das exportações. “Os novos programas pretendem dar melhores condições às empresas portuguesas e ao mesmo tempo reduzir custos administrativos. É importante que as empresas percebam que do lado do Estado há uma atitude de contribuir para que elas tenham sucesso”, disse.
O primeiro-ministro recordou que, “em 2010, 64 por cento das novas empresas portuguesas foram criadas através do programa Empresa na Hora" e que "23 por cento das novas empresas foram criadas online, o que significa que apenas uma percentagem diminuta de empresas é criada pelos métodos mais tradicionais".
O chefe do Governo disse que “o programa Empresa na Hora veio modificar o ambiente de negócio. Hoje os empresários, se precisarem de criar uma empresa no dia a seguir, sabem que o podem fazer. Este é o programa que torna a Administração Pública parceira dos empresários e daqueles que querem ter iniciativa”.
José Sócrates frisou que, ao inaugurar-se lojas do cidadão como a de Castelo Branco, está-se a mostrar “uma nova Administração Pública, amiga do cidadão e das empresas, aliada à modernidade e que percebe muito bem que tem nas tecnologias de informação e comunicação uma oportunidade de evolução”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet