Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 20 de dezembro de 2010

Delphi: Operários da fábrica da Guarda trabalharam hoje pela última vez - sindicato

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Os trabalhadores da fábrica Delphi da Guarda, que vai fechar as portas no dia 31 de dezembro, cumpriram hoje o último dia de trabalho, disse à agência Lusa fonte sindical. Os trabalhadores da fábrica Delphi da Guarda, que vai fechar as portas no dia 31 de dezembro, cumpriram hoje o último dia de trabalho, disse à agência Lusa fonte sindical.

Segundo Vítor Tavares, da comissão de trabalhadores e dirigente do Sindicato das Indústrias Transformadoras e da Energia (SITE), “meia dúzia” dos 321 operários da fábrica da Guarda trabalharam hoje pela última vez.

“Os poucos trabalhadores que ainda estavam a trabalhar, acabaram hoje o serviço. Foram cerca de meia dúzia e saíram da empresa pelas 15:40, no final do turno”, disse o sindicalista.

Vítor Tavares contou que os operários despedidos da multinacional de fabrico de cablagens para o setor automóvel “regressam amanhã e depois” às instalações fabris “para levantarem os recibos de vencimento e as cartas para terem acesso ao desemprego”.

Também indicou que, nos dois próximos dias, técnicos do Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda deslocam-se à Delphi, onde “realizam sessões de esclarecimento com os desempregados”.

“As reuniões servirão para darem indicações sobre os dias em que se devem dirigir aos serviços e para aqueles casos em que alguém queira abrir a própria empresa”, disse o sindicalista do SITE.

Vítor Tavares indicou que os 321 operários, que ficam a gozar férias até final do ano, “já estão mais mentalizados para a situação” do fecho da fábrica no último dia de 2010.

Recordou que cada trabalhador despedido irá receber dois meses de salário de indemnização por cada ano de trabalho, “como tinha sido acordado entre as estruturas sindicais e a administração”.

Armando Reis, diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional (CEFP) da Guarda confirmou hoje à Lusa que amanhã e depois os serviços irão reunir com os 321 trabalhadores despedidos, a quem explicarão os procedimentos que devem ter quando passarem à situação de desempregados.

“O método será o mesmo das outras vezes”, declarou o dirigente, explicando que nos próximos dois dias haverá sessões às 09:30, 11:00, 14:30 e 16:00.

Os encontros têm por objetivo “informar sobre os direitos e os deveres do desempregado subsidiado e escalonar o atendimento [nos serviços do CEFP] entre os dias 03 e 07 de janeiro, para saberem a que horas devem ir, para serem atendidos da forma mais rápida e eficaz”, disse Armando Reis.

No dia 16 de julho a administração da Delphi anunciou o encerramento da fábrica da Guarda, justificando que “apesar de todas as ações implementadas no sentido de reduzir os custos operacionais de funcionamento e das sinergias desenvolvidas, estas só por si não foram suficientes para viabilizar a continuidade da fábrica da Guarda com o atual volume de produção”.

“Neste contexto, a Delphi decidiu consolidar todo o negócio de cablagens série em Portugal na sua fábrica de Castelo Branco encerrando no final do ano a unidade da Guarda”, acrescentou.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!