Por: Diario Digital Castelo Branco
Um projeto desenvolvido na Escola Superior de Tecnologia, em parceria com três escolas do ensino secundário do distrito de Castelo Branco vai participar na XIV mostra de Ciência Internacional "Ciência en Accion", que decorre em Bilbao, Espanha, de 4 a 6 de Outubro.
Um projeto desenvolvido na Escola Superior de Tecnologia, em parceria com três escolas do ensino secundário do distrito de Castelo Branco – Amato Lusitano, Agrupamento Escolas do Fundão e Quinta das Palmeiras, da Covilhã - vai participar na XIV mostra de Ciência Internacional "Ciência en Accion", que decorre em Bilbao, Espanha, de 4 a 6 de Outubro.
O projeto do IPCB, com o nome “On-Light – Rede Social ótica”, foi selecionado para ser um dos 80 finalistas da exposição "Ciência en Accion" 2013 à qual concorreram centenas de outros projetos de países que falam o castelhano e o português.
Coordenado pelo docente do IPCB Rogério Pais Dionísio e financiado pelo programa português Ciência Viva, o projeto pretende criar sinergias entre diferentes níveis de ensino, para que se apliquem alguns dos conceitos estudados em Física (efeito fotoeléctrico e as propriedades da luz), de forma experimental e com a finalidade de comunicar.
De acordo com o coordenador do projeto, o fenómeno das redes sociais na Internet serviu de mote para este projeto que nasceu da parceria entre as três escolas do ensino secundário e o IPCB e que visa criar uma rede de comunicação simples, usando a luz visível como meio de transmissão.
“Foram criadas equipas mistas com alunos do ensino secundário fake watches e ensino superior (dos cursos de especialização tecnológica e de licenciatura) que estão a desenvolver um conjunto de emissores / recetores óticos, ao qual designamos de estação. Quando duas ou mais estações estão alinhadas umas com as outras, serão capazes de comunicar entre si, criando uma rede em anel que permita a troca de mensagens de um utilizador para outro. O emissor usa uma lâmpada de LEDs, que para além de servir para iluminar o meio onde se insere, serve também para enviar a informação desejada. No recetor designer replica handbags destaca-se o foto díodo, elemento fundamental na comunicação, pois é graças a ele que é possível recuperar o sinal ótico enviado pelo emissor, e convertê-lo num sinal elétrico”, refere Rogério Pais Dionísio.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet