Por: Diario Digital Castelo Branco/ Lusa
Esses investimentos "passam, nomeadamente, pela construção de centros de triagem, unidade de produção de energia através de resíduos, ecopontos e unidades de valorização de biogás", refere o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAOT) em comunicado.
Entretanto, a ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Álvaro Pássaro, entrega amanhã, dia 27, as novas viaturas pesadas para a recolha seletiva e tratamento de resíduos sólidos e dá início à operação de distribuição de oleões para reciclagem de óleos alimentares no distrito de Castelo Branco.
Esta iniciativa vai decorrer durante a assinatura do novo contrato de concessão que alarga a atuação da Valnor, empresa de tratamento de resíduos do universo empresarial do Ministério do Ambiente, aos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila Velha de Rodão.
"A Valnor, empresa do grupo EGF, ficará assim responsável pela recolha e tratamento de resíduos de cerca de 280 mil pessoas, residentes em 25 concelhos dos distritos de Portalegre, Santarém e de Castelo Branco, possibilitando a redução dos custos que os municípios atualmente têm com este tipo de operação", refere o comunicado.
A ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território aproveitará a ocasião para anunciar os investimentos para estes concelhos superiores a 13 milhões de euros.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet