Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 31 de dezembro de 2010

Presidenciais: Cavaco Silva vai estar em Castelo Branco dia 11 de Janeiro

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O candidato Cavaco Silva arranca segunda-feira para a ‘volta’ da campanha para as eleições presidenciais, com passagem pelas regiões autónomas e por todos os distritos do país ao longo de 19 dias. O candidato Cavaco Silva arranca segunda-feira para a ‘volta’ da campanha para as eleições presidenciais, com passagem pelas regiões autónomas e por todos os distritos do país ao longo de 19 dias.

Segundo o diretor de campanha de Cavaco Silva, Luís Palha, sem contabilizar as viagens de avião, a caravana irá percorrer mais de cinco mil quilómetros para cumprir o que caracterizou como “um programa muito cheio”, onde não haverá “um momento de descanso”.

A ‘volta’ terá início na segunda-feira de manhã no Funchal e termina dia 21 no Coliseu de Lisboa, com um dos dois únicos grandes comícios da campanha para as presidenciais de 23 de janeiro.

Num briefing com os jornalistas, Luís Palha sublinhou que a intenção é “cobrir todo o país, como é vontade do candidato”, começando precisamente pelas regiões autónomas da Madeira (no dia 03 e na manhã de dia 04) e dos Açores (São Miguel no dia 04 e Terceira no dia 05).

No dia 06 de manhã arrancará, então, a ‘volta’ pelo continente, com Cavaco Silva a visitar o distrito onde nasceu: Faro.

No dia 07, a caravana seguirá para o Alentejo, passando pelos distritos de Beja e Évora, subindo no dia seguinte para Setúbal e Santarém.

No primeiro dia de campanha oficial, o atual Presidente da República, que se recandidata a um segundo mandato em Belém, andará por Lisboa e pelo Oeste, subindo um pouco mais para Norte no dia seguinte, para o distrito de Leiria.

A partir de dia 11, a caravana começará a subir em direção ao Norte do país, onde irá permanecer até ao último dia da campanha, seguindo um percurso que Luís Palha caracterizou como sendo “a rota mais curta e mais barata”.

Assim, dia 11 Cavaco Silva irá ainda ao distrito alentejano de Portalegre, seguindo depois para as Beiras, primeiro Castelo Branco e, no dia seguinte, Guarda.

Ainda no dia 12, a caravana passará por Bragança, com os dois dias seguintes reservados aos distritos de Vila Real e Viana do Castelo.

A 15 de janeiro, Cavaco Silva chegará à zona do Grande Porto, subindo depois para Braga, para depois descer para Coimbra.

O antepenúltimo dia de campanha será reservado ao distrito de Viseu, também conhecido como o “Cavaquistão”.

A reta final será passada nos dois maiores centros urbanos – no Porto, dia 20, e em Lisboa, dia 21- onde irão também realizar-se os dois únicos grandes comícios da campanha, nos Coliseus das duas cidades.

Em Vila Real e em Braga irão também realizar-se dois outros comícios, embora em espaços mais pequenos.

Ao longo de toda a campanha o “guião” definido inclui sempre entre cinco a sete iniciativas por dia, divididas por visitas a instituições locais, contactos com a população, almoços e jantares-comício.

Por definir está ainda em que locais Cavaco Silva irá surgir ao lado dos líderes do PSD e do CDS-PP, embora o diretor de campanha assegure que serão “presenças de destaque”, o que “não tem a ver necessariamente com o número de vezes que aparecem”, mas mais com a importância das iniciativas.

Já garantidas estão três semanas de “muito trabalho”, numa campanha que tem um orçamento de 2,12 milhões de euros, valor que corresponde a menos de metade do que é permitido por lei e que é “significativamente menos” do que foi gasto nas presidenciais de 2006.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!