Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 15 de janeiro de 2011

Fundão: Idosa de 85 anos agredida com violência num lar por outra utente

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Uma idosa de 85 anos foi agredida com violência no Lar da Santa Casa da Misericórdia do Fundão por outra utente, denunciou fonte da família à Agência Lusa depois de apresentar queixa na GNR.

Uma idosa de 85 anos foi agredida com violência no Lar da Santa Casa da Misericórdia do Fundão por outra utente, denunciou fonte da família à Agência Lusa depois de apresentar queixa na GNR. Segundo a nora da vítima, Maria Salvado, a idosa acamada residente no lar foi agredida no dia 24 de dezembro por uma utente com um pau de vassoura, com o qual lhe fracturou os braços, feriu a cara e a cabeça.

            “Foi apresentada queixa na GNR porque queremos que sejam apuradas responsabilidades”, disse a familiar à Agência Lusa. Maria Salvado disse não entender “como é possível no lar deixarem que uma utente bata noutra com tamanha violência, ao ponto de causar tantos ferimentos”.

            Além do mais, realçou, a idosa agredida “está acamada e tem dificuldades em falar. Não tem nenhuma forma de defesa”, nem conseguiu explicar o que causou a situação.

            Após o incidente, a utente ferida foi transportada pelo INEM para o Hospital da Covilhã onde foi tratada e esteve sob observação durante dois dias, antes de regressar ao lar, acrescentou.

            Jorge Gaspar, provedor da Misericórdia do Fundão, disse à Agência Lusa que a instituição está a proceder a averiguações e lamentou o sucedido, expressando-o a uma das filhas da vítima, que trabalha na instituição.

Segundo o provedor, havia duas funcionárias no piso em que se deram as agressões, mas a situação “era de todo imprevisível e deve ter acontecido muito rápido”.

            A agressora tem uma deficiência caracterizada como um “problema de desenvolvimento”, mas “não manifestava agressividade”, sublinhou à Agência Lusa, sustentando-se nas actividades diárias e em relatórios médicos.

            Depois do incidente já foi observada por um psiquiatra, “expressando arrependimento”. Está sob medicação “para evitar qualquer tipo de situação semelhante” e também “sob uma vigilância mais atenta, tendo em conta o sucedido”.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!